Acessibilidade / Reportar erro

INTERFERÊNCIAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA ÀS PUÉRPERAS EM REGIÃO DE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “Atenção à saúde de puérperas em uma região de fronteira: fragilidades agravadas pela pandemia da Covid-19”, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2022.

RESUMO:

Objetivo:

identificar fatores que interferiram na atenção puerperal em uma região de fronteira na vigência da pandemia da COVID-19.

Método:

pesquisa qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Desenvolvida na atenção primária, em região de tríplice fronteira, Brasil, Argentina e Paraguai, com 30 participantes entre puérperas, profissionais de saúde e gestores. Coleta e análise de dados entre agosto de 2021 e maio de 2022, seguindo as etapas de codificação aberta, axial e seletiva, conforme a perspectiva straussiana.

Resultados:

identificaram-se quatro subcategorias: “acessando as unidades de saúde”, “entendendo a visita domiciliar e a busca ativa”, “tendo insuficiência de compartilhamento de informações na rede de atenção” e “evidenciando um sistema de saúde sobrecarregado”.

Conclusão:

constatou-se que a maioria dos fatores que interferiu no atendimento das puérperas já existia, sendo agravados pela pandemia. Recomenda-se instituição de medidas que garantam compartilhamento de informações e contrarreferência em tempo oportuno.

DESCRITORES:
Áreas de Fronteira; Atenção primária à; saúde; COVID-19; Período Pós-parto; Teoria Fundamentada.

HIGHLIGHTS

1. Atendimento puerperal na atenção primária com fragilidades agravadas pela pandemia.

2. Sistema de saúde pública da região de fronteira sobrecarregado.

3. Falhas no compartilhamento de informações prejudicam a continuidade da assistência.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br