Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE FRATURA EM IDOSOS: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO EM UM HOSPITAL PÚBLICO* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “Caracterização da ocorrência de fratura em idosos: estudo epidemiológico em um hospital público”, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil, 2022.

RESUMO:

Objetivo:

conhecer as principais complicações pós-operatórias e o desfecho clínico de idosos após cirurgia corretiva de fratura.

Método:

estudo descritivo e transversal realizado em um hospital público em Minas Gerais - Brasil, entre agosto e outubro de 2021. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e do prontuário e analisados através dos testes de Qui-Quadrado e Exato de Fisher.

Resultados:

as principais complicações pós-operatórias foram dor, sangramento e confusão mental. As variáveis correlacionadas à quantidade de complicações foram o desfecho (p=0,016), a classificação ASA (p=0,047) e tempo de pós-operatório (p=0,002). Quanto ao tipo de fratura, foram o setor de destino (p=0,002) e o tempo de internação (p>0,0001).

Conclusão:

esse estudo permite um maior conhecimento à equipe acerca do perfil de idosos, a fim de melhorar o planejamento cirúrgico e reduzir os fatores correlacionados à presença de complicações pós-operatórias.

DESCRITORES:
Idoso; Fraturas ósseas; Complicações pós-operatórias; Enfermagem; Procedimentos cirúrgicos operatórios.

HIGHLIGHTS

1. Principais causas de fraturas em idosos.

2. Complicações pós-operatórias mais comuns após a cirurgia.

3. Variáveis relacionadas estatisticamente à quantidade de complicações e tipo de fratura.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br