RESUMO
Objetivo:
compreender o cuidado através da percepção da equipe de saúde que atua em aeroporto e aeronave.
Método:
pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no período de janeiro a março de 2019 com 16 participantes. A coleta de dados foi realizada com profissionais que atuam no Posto de Atendimento Pré-Hospitalar de um aeroporto na cidade do Rio de Janeiro. A análise foi fundamentada à luz da fenomenologia de Merleau-Ponty.
Resultados:
da análise emergiram duas subcategorias: A experiência e o mundo vivido como alicerce do cuidado no aeroporto e aeronave, e O corpo do profissional como mediador do cuidado humanizado no aeroporto e aeronave.
Considerações finais:
O estudo poderá contribuir para o cuidado prestado aos usuários que utilizam esse meio de transporte, bem como utilizam as dependências do aeroporto, contribuir para o ensino e pesquisa, e dar visibilidade à equipe de saúde que atua no aeroporto e aeronave.
DESCRITORES
Aeroportos; Assistência à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Percepção; Empatia