Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DA METODOLOGIA LEAN NA PERMANÊNCIA DOS PACIENTES DE UM PRONTO SOCORRO

IMPACTO DE LA METODOLOGÍA LEAN EN LA PERMANENCIA DE PACIENTES DE UN SERVICIO DE EMERGENCIAS

RESUMO

Objetivo:

identificar a média de permanência dos pacientes antes e após a aplicação da metodologia Lean em um Pronto Socorro de um Hospital de Ensino.

Método:

estudo transversal, retrospectivo, documental, quantitativo. Os dados foram coletados em dezembro de 2019 via sistema TASY. Obteve-se a relação dos pacientes internados no pronto socorro no período de novembro de 2018 a novembro de 2019, no Oeste do Paraná – Brasil. Procedeu-se análise estatística descritiva e uso do programa Statistica 7.0, com os testes Levene e Scheff.

Resultados:

identificou-se aumento de 61% no número de internamentos, redução de 30% no tempo de permanência e 26% do tempo máximo de permanência registrado. Entretanto, não houve diferença significativa no período antes e depois do Lean no tempo de permanência.

Conclusão:

evidenciou-se que o Lean possui potencial para colaborar no aperfeiçoamento do fluxo de pacientes, aumentando os atendimentos e reduzindo o tempo de permanência na unidade.

DESCRITORES
Gestão em Saúde; Serviços de Saúde; Leitos; Tempo de Internação; Atendimento de Emergência

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br