Acessibilidade / Reportar erro

O FENÔMENO CRISE NO CUIDADO ÀS PESSOAS EM USO DE DROGAS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “MOTIVAçõES DOS TRABALHADORES NO ATENDIMENTO à PESSOA EM CRISE NO CAPSAD III: UM ESTUDO FENOMENOLóGICO”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2022.

RESUMO:

Objetivo:

compreender o significado do fenômeno crise, as motivações e as expectativas dos trabalhadores no atendimento à pessoa em crise em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad).

Método:

pesquisa qualitativa, sob o referencial da fenomenologia social de Alfred Schutz, realizado com 14 trabalhadores no período de janeiro e fevereiro de 2022 no município de Porto Alegre, RS-BR. As entrevistas foram submetidas à análise fenomenológica.

Resultados:

a crise é relatada como um momento de sofrimento, com um potencial de transformação, que abrange aspectos subjetivos, sociais e familiares. O cuidado eficaz da pessoa em crise envolve o manejo verbal, o vínculo e o trabalho em equipe. As expectativas após o atendimento de uma pessoa em crise visam o bem-estar, a redução do sofrimento e a proteção do usuário.

Conclusão:

mostra-se essencial a ruptura do modelo biologicista na abordagem ao usuário com superação de estigmas e fortalecimento do cuidado integral.

DESCRITORES:
Serviços de Saúde Mental; Intervenção na Crise; Usuário de Drogas; Equipe de Assistência ao Paciente; Pesquisa Qualitativa.

HIGHLIGHTS

1. Compreende o fenômeno crise relacionado às pessoas que usam drogas.

2. Fortalece o cuidado em saúde mental de forma psicossocial.

3. Contribui para atuação de trabalhadores no contexto psicossocial.

4. Identifica as expectativas dos trabalhadores na atenção à crise.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br