Acessibilidade / Reportar erro

MODELO CALGARY DE AVALIAÇÃO FAMILIAR: MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA E REVOGAÇÃO DE MEDIDAS PROTETIVAS* * Artigo extraído da tese de doutorado: “A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES: VIVÊNCIAS E REPERCUSSÕES COM A SOLICITAÇÃO DE REVOGAÇÃO DA MEDIDA PROTETIVA”, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil, 2024.

RESUMO

Objetivo:

compreender as fortalezas e fragilidades das famílias de mulheres em situação de violência que revogaram a medida protetiva de urgência.

Método:

pesquisa descritiva pautada no Modelo Calgary de Avaliação Familiar, no contexto de uma Delegacia da Mulher em um município do interior de São Paulo, Brasil, realizada entre os meses de setembro e novembro de 2021, com quatro famílias de mulheres que revogaram a medida protetiva. A coleta e análise de dados sobre a estrutura, o desenvolvimento e a funcionalidade familiar foram conduzidos segundo o Modelo Calgary.

Resultados:

as famílias apresentam similaridades que abrangem aspectos socioeconômicos, baixa escolaridade, uso de álcool, relações familiares conflituosas e transgeracionais que, por suas fragilidades, perpetuam o ciclo de violência. Entretanto, os benefícios sociais, o aporte religioso e de familiares se apresentaram como fortalezas.

Conclusão:

o Modelo Calgary de Avaliação Familiar proporciona direcionamento à enfermagem para propor planos de cuidados consoantes às complexidades da violência doméstica.

DESCRITORES:
Violência Doméstica; Família; Mulheres; Relações Familiares; Enfermagem

HIGHLIGHTS

Mulheres em situação de violência enfrentam convivência desafiadora.

A vulnerabilidade socioeconômica perpetua a violência intergeracional.

Promover intervenções sensíveis aos contextos socioculturais.

O Modelo Calgary promove a autonomia das mulheres.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br