Acessibilidade / Reportar erro

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA FÍSICA, PSICOLÓGICA E ABANDONO NA PERSPECTIVA DA PESSOA IDOSA

RESUMO

Objetivo:

compreender a percepção dos idosos quanto à violência física, à psicológica e ao abandono.

Método:

estudo transversal, descritivo, de abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Desenvolvido com idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde do município de Campina Grande-PB, Brasil, entre os meses de abril e maio de 2022 através da coleta de dados a partir de uma entrevista semiestruturada.

Resultados:

participaram do estudo 14 idosos, sendo 86% (12) do sexo feminino com idade entre 61 e 83 anos. Os resultados demonstraram o conhecimento que os idosos possuem sobre as tipologias abordadas, sendo a violência psicológica a menos entendida por eles; em relação ao abandono, os idosos descreveram como solidão e asilo.

Conclusão:

este estudo permitiu a compreensão do conceito de violência pela pessoa idosa, o que contribui substancialmente para ações de saúde, em especial pelos profissionais da enfermagem na identificação e intervenção assertiva.

DESCRITORES:
Idoso; Violência; Pesquisa Qualitativa; Representação Social; Atenção Primária à Saúde

HIGHLIGHTS

Ajudar os enfermeiros no reconhecimento da violência contra o idoso.

Incentivar na melhoria do vínculo com o paciente.

Compreender a percepção da pessoa idosa sobre a violência.

Assegurar aos idosos o conhecimento sobre seus direitos.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br