Acessibilidade / Reportar erro

INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA”, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil, 2022.

RESUMO:

Objetivo:

identificar os instrumentos utilizados para a avaliação do paciente hospitalizado em cuidados paliativos.

Método:

revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro de 2024, nas plataformas de dados on-line: National Library of Medicine e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online. Foram analisados 12 artigos científicos.

Resultados:

foram identificados 16 instrumentos, sete genéricos, quatro específicos as para pessoas em cuidados paliativos, quatro específicos para os pacientes oncológicos e um para o diagnóstico de COVID-19. O Palliative Perfomance Scale e Edmonton Symptom Assessment foram os instrumentos mais utilizados nos estudos e os aspectos mais relevantes a serem avaliados nos pacientes em cuidados paliativos, foram: capacidade funcional, sintomas físicos e psicológicos e idade avançada.

Conclusão:

os instrumentos se mostraram úteis para direcionar os profissionais de saúde, na avaliação do paciente, no planejamento do cuidado e na tomada de decisões.

DESCRITORES:
Cuidados paliativos; Avaliação em saúde; Assistência ao paciente; Qualidade da Assistência à; Saúde; Morte.

HIGHLIGHTS

1. Identificou-se 16 instrumentos para pessoas em cuidados paliativos.

2. Avaliam funcionalidade, sintomas físicos, psicológicos e idade avançada.

3. A Palliative Perfomance Scale (PPS) foi a mais utilizada.

4. Esses instrumentos auxiliam no planejamento do cuidado paliativo.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br