Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADO AOS USUÁRIOS DE DROGAS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS* * Artigo extraído da tese de doutorado: “AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS AÇÕES DE CUIDADO À PESSOAS USUÁRIAS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2023.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as potencialidades e desafios existentes no cuidado a usuários de substâncias psicoativas em uma Estratégia de Saúde da Família através da percepção dos profissionais.

Método:

Estudo de caso qualitativo, realizado por meio da Avaliação de Quarta Geração, desenvolvido em 2023, numa Estratégia de Saúde da Família de um município do Rio Grande do Sul, Brasil, com 19 profissionais. Foram utilizadas técnicas de etnografia prévia, entrevistas com aplicação do círculo hermenêutico-dialético, para análise dos dados utilizou-se o método comparativo constante.

Resultados:

ão potencialidades o comprometimento da equipe e matriciamento. Os desafios são as dificuldades dos vínculos com os usuários, os medos, os estigmas, os despreparos da equipe, a falta de estrutura física e profissionais.

Conclusão:

Este estudo contribuiu para o desvelamento dos desafios encontrados no cuidado à usuários de drogas e pretende fomentar um atendimento voltado para o acolhimento e integralidade do sujeito.

DESCRITORES:
Estratégia de Saúde da Família; Usuários de Drogas; Atenção à Saúde; Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde

HIGHLIGHTS

São potencialidades a equipe multiprofissional e o matriciamento.

Estigma e despreparo da equipe são considerados desafios.

Fragmentação torna-se insuficiente no cuidado ao usuário de drogas.

Atendimento acolhedor e integral do sujeito.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br