HIGHLIGHTS
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A história em quadrinhos estimula a participação no cuidado.
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A história em quadrinhos é uma ferramenta para avaliação ampliada.
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Recurso que facilita e qualifica a assistência de enfermagem.
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Instrumento útil em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
RESUMO
Objetivo:
Conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Método:
Estudo qualitativo, realizado entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023 na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos, no Maranhão, Brasil. Utilizou-se uma história em quadrinhos sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.
Resultados:
A participação da criança no cuidado deu-se por liberdade de expressão e estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso dos quadrinhos mostrou-se uma tecnologia para brincar, educar e cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos capazes de intervir nessas três dimensões.
Conclusão:
A participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e o ambiente.
DESCRITORES:
Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.