RESUMO
Objetivo:
construir e validar um cenário de simulação clínica sobre a testagem rápida e aconselhamento para o HIV em gestantes.
Método:
estudo metodológico, de validação de aparência e conteúdo, desenvolvido no período de junho a outubro de 2020 por meio da técnica Delphi. Para a validação, foram incluídos os juízes que obtiveram cinco ou mais pontos segundo os critérios de Fehring adaptados. Os dados foram analisados mediante o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC).
Resultados:
depois da primeira rodada Delphi, dois itens (5,7%) não atingiram o I-CVI necessário para validação em todos os critérios avaliados, que foram: comportamental, objetividade, simplicidade, clareza, relevância, precisão, variedade, modalidade, tipicidade e credibilidade. Ao final da segunda rodada Delphi, todos os itens (100%) atingiram o I-CVI necessário para validação.
Conclusão:
o roteiro se mostrou válido, contribuindo para subsidiar o ensino da testagem e do aconselhamento de gestante sobre o HIV.
DESCRITORES
Ensino; Tecnologia Educacional; Complicações Infecciosas na Gravidez; HIV; Simulação