RESUMO
Objetivo:
traduzir, adaptar e validar, para o contexto brasileiro, uma escala de avaliação das habilidades de exame físico e mensurar a frequência de realização dessas habilidades por enfermeiros brasileiros.
Método:
estudo metodológico realizado entre setembro de 2021 e agosto de 2022, em Vitória, Espírito Santo. Realizou-se tradução e adaptação transcultural de escala, segundo Fortes CPDD e Araújo AP de QC. O instrumento foi avaliado por juízes, com validade de conteúdo e aplicado a enfermeiros. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial.
Resultados:
a escala foi traduzida, adaptada e validada, obtendo equivalências semântica e conceitual (índice de validade de conteúdo: 0,99 para clareza e 0,98 para pertinência). Na aplicação, 80% das habilidades foram realizadas frequentemente.
Conclusão:
após tradução, adaptação e validação, o instrumento se tornou viável para ser aplicado em pesquisas relacionadas à enfermagem brasileira, o que pode contribuir para uma melhoria da assistência prestada.
DESCRITORES:
Exame Físico; Processo de Enfermagem; Tradução; Avaliação em Enfermagem; Raciocínio Clínico
HIGHLIGHTS
Disponibilização de uma escala para pesquisas sobre a enfermagem brasileira.
Utilização de testes estatísticos para assegurar consistência e precisão da escala.
Diagnóstico situacional sobre a prática de exame físico de enfermeiros brasileiros.