HIGHLIGHTS
-
Apenas um aplicativo encontrado nas lojas de app estava registrado em banco de patentes.
-
Brasil foi o segundo país que mais desenvolveu aplicativos sobre a temática.
-
Apenas dois aplicativos sobre prevenção de infecção de corrente sanguínea.
-
Poucos aplicativos sobre a temática serve de estímulo para desenvolvimento de novos aplicativos.
RESUMO
Objetivo: identificar aplicativos móveis sobre terapia intravenosa e prevenção de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter.
Método: prospecção tecnológica, com busca dos dados nas Bases de Patentes e Lojas Virtuais, a coleta dos dados ocorreu de maio a agosto de 2021. Critérios de inclusão: aplicativos móveis voltados para a Terapia Intravenosa; aplicativos móveis voltados para a prevenção de infecção de corrente sanguínea, a análise foi realizada de forma qualitativa comparativa, reconhecendo as funções desenvolvidas pelos aplicativos e seus potenciais para utilização na prática clínica.
Resultados: 19 aplicativos foram selecionados e organizados em temáticas: aplicativos para auxiliar no cateterismo; aplicativos para manutenção de cateter; aplicativos sobre prevenção de infecção de corrente sanguínea; e aplicativo sobre diagnóstico de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter.
Conclusão: a identificação de poucos aplicativos sobre a temática serve de fomento para construção de novos aplicativos.
DESCRITORES: Aplicativos Móveis; Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação; Cateterismo; Segurança do Paciente; Infecções Relacionadas a Cateter