RESUMO
Objetivo:
compreender as perspectivas de lideranças sobre a retomada ao processo de Acreditação Hospitalar no contexto da “pós-pandemia” da COVID-19.
Método:
estudo de caso, qualitativo, desenvolvido em um hospital universitário de grande porte de Porto Alegre (RS), Brasil. A coleta de dados ocorreu com 10 lideranças estratégicas de agosto a setembro de 2022 por meio de uma entrevista semiestruturada. Empregou-se a Análise de Conteúdo Temática.
Resultados:
emergiram três categorias, a saber: “Mudanças e estratégias do hospital demandadas pela pandemia da COVID-19”; “Desafios da gestão da qualidade e segurança do paciente advindas do contexto pandêmico”; e, “Gerenciamento da retomada do processo de Acreditação Hospitalar pós-pandemia”.
Conclusão:
a crise sanitária da COVID-19 impôs entraves para os processos antes bem sedimentados. As lideranças reconheceram a exaustão das equipes e trabalharam no sentido de motivar as pessoas e a capilarizar as informações necessárias ao êxito da recertificação de qualidade.
DESCRITORES:
Acreditação Hospitalar; Liderança; COVID-19; Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde
HIGHLIGHTS
Certificação após períodos de crise depende do engajamento dos líderes e equipes.
A pandemia da COVID-19 deixou legados importantes para a qualidade do cuidado.
Processo desafiador e oportuno para resgatar práticas antes consolidadas.
Adversidades na administração dos recursos humanos e gestão do tempo.