RESUMO
Objetivo:
apresentar a concepção e implantação do Modelo de Gestão de Altas do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Método:
relato de experiência ocorrido entre 2017 e 2020, sobre a concepção e implantação do modelo de Gestão de Altas com apoio do modelo lógico.
Resultados:
continuidade do cuidado e gerenciamento de caso são operacionalizados por uma equipe exclusiva de enfermeiras de ligação que gerenciam e contrarreferenciam os cuidados para a atenção primária e outros pontos da rede de assistência à saúde.
Conclusão:
a gestão de altas se consolidou como uma estratégia gerencial que integra a rede de atenção à saúde, evita descontinuidades da assistência, promove segurança aos pacientes e familiares, além de otimização de leitos, e ainda insere na agenda da atenção primária os pacientes complexos. Contribui para a continuidade do cuidado e representa evidência de um novo campo de atuação do Enfermeiro.
DESCRITORES
Administração de serviços de saúde; Alta do Paciente; Serviços de Saúde; Continuidade da assistência ao paciente; Enfermagem.