Acessibilidade / Reportar erro

ADESÃO AO AUTOCUIDADO DO PACIENTE COM DISFUNÇÃO NEUROGÊNICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO

HIGHLIGHTS

  1. O enfermeiro é fundamental na educação e adesão ao autocateterismo.

  2. A capacidade funcional pode prejudicar a adesão do paciente.

  3. O instrumento auxilia na prática assistencial dos profissionais de saúde.

RESUMO

Objetivo:

construir e validar o conteúdo do instrumento de adesão ao autocuidado de pacientes com Disfunção Neurogênica do Trato Urinário Inferior que realizam o autocateterismo intermitente quanto a aparência e conteúdo.

Método:

Estudo metodológico de validação de conteúdo de instrumento, composto por três etapas: revisão da literatura, construção do instrumento e validação de instrumento, respectivamente. A análise foi realizada através do modelo de Agree, e pelo cálculo de índice de validação de conteúdo, entre 2020 e 2021.

Resultados:

O Agree II, apresentou resultado de 85,6% e 84,5% para validação dos domínios escopo e finalidade e partes interessadas. Na validação de conteúdo, o item histórico familiar foi retirado do instrumento com índice de vaidade de conteúdo de 0,77.

Conclusão:

O instrumento contribuirá para oferecer subsídios para a prática profissional e aos pacientes portadores da disfunção.

DESCRITORES:
Bexiga urinária neurogênica; Cateterismo uretral intermitente; Autocuidado; Cooperação e adesão ao tratamento; Teoria de Enfermagem

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br