Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO PERMANENTE E SUA INTERFACE COM MELHORES PRÁTICAS EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

EDUCACIÓN PERMANENTE Y SU INTERFAZ CON LAS MEJORES PRÁCTICAS DE ENFERMERÍA EN LA ATENCIÓN PRIMARIA A LA SALUD

RESUMO

Objetivo:

analisar a implicação do processo de educação permanente para o desenvolvimento das melhores práticas em enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

Metodologia:

estudo quanti-qualitativo, realizado em duas macrorregiões de saúde do estado de Santa Catarina – Brasil. A amostra quantitativa foi de 216 enfermeiros, de 97 municípios. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário e analisados via estatística descritiva. As informações qualitativas foram produzidas via grupos focais, em três municípios, e analisadas com auxílio do Atlas.ti 8.0®.

Resultados:

174 enfermeiros (80,6%) possuem especialização. 200 (92%) participam de processos de educação permanente, incluindo troca de experiências e atualização, com destaque para o Telessaúde. Os discursos originaram cinco codegroups: compartilhar saberes e experiências; conhecimento e experiência qualificam a prática; educação: libertação e mudança; integração ensino-serviço; tempo para aprender.

Conclusão:

os processos de educação permanente tangenciam concepções da educação libertadora e apontam para a experiência e uso de evidências.

DESCRITORES:
Atenção Primária à Saúde; Cuidados de Enfermagem; Educação Continuada; Enfermagem Baseada em Evid á ncias; Educação

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br