Título do cenário |
Gerenciamento de conflitos no âmbito hospitalar para graduandos de enfermagem |
Público-alvo |
Estudantes do último ano do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior |
Objetivos de aprendizagem |
Desenvolver habilidade de gerenciar conflitos por meio de competências |
Estimular reflexões acerca do gerenciamento de conflitos |
Briefing do cenário |
Você está no plantão da manhã, no estágio curricular supervisionado, em uma unidade de clínica médica de um hospital universitário. O paciente João está solicitando banho no leito. Você precisa delegar ao técnico de enfermagem, responsável por este paciente, que o procedimento seja realizado. O técnico de enfermagem é um profissional com muita experiência, e prestes a aposentar-se |
Local do cenário |
Laboratório de habilidades da universidade |
Pré-simulação |
Sensibilizar e preparar o participante quanto a gestão de conflitos: vídeo educativo, aula expositiva, leitura de livro ou artigos, vídeo de cenário simulado etc. |
Tempo das atividades |
Pré briefing e Briefing: 10 minutos |
Cenário: 10 minutos |
Debriefing: 30 minutos |
Pré-briefing |
Estabelecer um “contrato de ficção”, esclarecer quem será o participante, e realizar o reconhecimento do cenário, buscando a imersão dos participantes no cenário simulado. Assinatura do contrato de confidencialidade |
Narrativa descritiva do caso |
Um estagiário de enfermagem da clínica médica solicita que o técnico de enfermagem realize o banho no leito. Trata-se de um profissional com grande experiência prática, caminhando para a aposentadoria, e que apresenta dificuldades de comunicação e trabalho em equipe, principalmente com estagiários. |
Número de participantes |
1 voluntário representando o estagiário de enfermagem |
1 voluntário representando o técnico de enfermagem - participante estandardizado (ator), pessoa previamente preparada para conduzir o cenário a fim de atingir os objetivos propostos |
Documentos de suporte |
Protocolo institucional padronizado das funções e atividades a serem exercidas por cada profissional na instituição simulada; Referenciais apresentados em aula |
Recursos do ambiente |
λLaboratório de habilidades técnicas para constituir o cenário da simulação; λPlaca de sinalização: posto de enfermagem; λRelógio na parede; λMateriais para realização do banho no leito; λCâmera (se houver), para filmar a simulação e facilitar o debriefing.
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Referências bibliográficas |
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Manual de Simulação Clínica para profissionais de Enfermagem. São Paulo, SP. 2020. Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca A da S, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Revista da Escola de Enfermagem. 2017;51. INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: SimulationSM Simulation Design. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2016. |
Script do cenário de simulação |
Se o estagiário solicitar que você faça o banho no leito responda da seguinte forma Argumente de forma incisiva com o estagiário caso ele insista na realização do banho Se o estagiário quiser te mostrar o protocolo institucional, recuse-se e seja firme em sua decisão de não realizar o banho Se o estagiário não argumentar e se submeter à sua decisão de não realizar o banho no leito, estimule a discussão |
Eu não vou realizar o banho no leito pois não estou escalado para este procedimento, e não é justo eu ficar com os banhos novamente. Além disso, eu não aceito ordens de estagiários. Já estou aqui há muito tempo para me submeter a isso. Eu não aceito dar banho, pois os pacientes são pesados, eu já estou aqui há muito tempo, e os outros técnicos estão fazendo atividades mais tranquilas. Passe esta atividade para os mais novos. Não adianta me mostrar o protocolo institucional, afinal, ninguém segue o que está escrito lá. Já vou me aposentar, e não preciso me submeter a isso. Eu só sigo ordens dos meus superiores, não de estagiários, além disso, o paciente não solicita banho, nós fazemos quando dá pra fazer. Eu me recuso a fazer o banho, e se quiser, pode chamar a supervisora. Você concorda que não é justo eu fazer esse banho? Eu só quero justiça e um pouco de apoio, me sinto muito sobrecarregado. |
Debriefing |
Resuma o caso |
Como você se sentiu? |
O que você considera que tenha feito de bom? Como isso se relaciona com a prática? |
Estabeleceu uma comunicação baseada em respeito, clareza e intercolaboração? |
O que poderia ter sido feito diferente? |
Conduziu a situação conflituosa de forma adequada? |
Fez a coisa certa sem favorecer alguém por conta da relação pessoal? |
Foi justo e ouviu o que o técnico tinha a dizer? |
Acolheu o que o técnico tinha a dizer? |
Trabalhou em grupo? |
Foi rápido para resolver este conflito? |
Negociou alternativas e possibilidades diante do conflito? |
Diante de tudo o que vocês vivenciaram hoje, o que seria importante fazer se um caso semelhante acontecer? |
Observações gerais com foco nos acertos. |
*Os questionamentos acima são norteadores, e não tolhem a expressão dos participantes, apenas conduzem o debriefing caso os assuntos não tenham sido explorados. |