Acessibilidade / Reportar erro

MARCADORES DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA SOB A PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS* * Artigo extraído da tese de doutorado: “EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE ESCALA PARA RASTREIO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA”, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil, 2023.

RESUMO

Objetivo:

identificar os marcadores de violência contra pessoa idosa na perspectiva de enfermeiros.

Método:

estudo qualitativo conduzido no estado da Paraíba - Brasil, com a participação de nove enfermeiros, em dois grupos focais, durante junho e setembro de 2021. O material empírico foi transcrito na íntegra, transformado em corpus textual com análise de similitude.

Resultados:

no núcleo central da árvore máxima foi possível observar termos comuns a mais de uma tipificação de violência: “ciclo de violência”, “confiança”, “dominar”, “sofrimento psíquico”. Na violência física, “fraturas”, “quebrar” e “jogar”; na psicológica, “ameaçar”, “medo”, “vergonha”, “lesão”, “corrimento vaginal” e “vaginal”; na financeira, “saque”, “dependência” e “pegar”; na negligência, “falta”, “insumo” e “higiene”; no abandono, “depressão”, “solidão” e “tristeza”.

Conclusão:

esta pesquisa valoriza a Enfermagem como ciência e profissão, especialmente na área forense, ao investigar a violência contra a pessoa idosa. A percepção do enfermeiro torna o processo de enfermagem mais confiável e útil na identificação, notificação e resolução das ocorrências.

DESCRITORES:
Idoso; Violência; Abuso de Idosos; Enfermagem Forense; Cuidados de Enfermagem

HIGHLIGHTS

Violência física é mais iminente do que as demais formas.

A negligência e o abandono se interrelacionam entre profissionais.

Os profissionais da enfermagem identificam sinais sugestivos de violência.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br