HIGHLIGHTS
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Conhecimento é percebido como informações refletidas e transformativas.
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A Educação Permanente em Saúde almeja a escuta, troca e envolvimento.
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A Gestão do Conhecimento é uma ferramenta e um instrumento do cotidiano.
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A Gestão do Conhecimento facilita a Educação Permanente em Saúde.
RESUMO:
Objetivo:
dispor as ações de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento realizadas na Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais - Brasil, e refletir sobre os paralelos possíveis. Método: tratase de um estudo qualitativo e exploratório, com 10 trabalhadoras da saúde. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a maio de 2021, com o uso de um instrumento remoto, elaborado via Google Forms, analisado conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temática de Bardin.
Resultados:
perpassam processos formais e informais de formação e compartilhamento dos conhecimentos, construção e transformação de processos de trabalho, como também, fragmentação, setorização e competitividade a partir das informações.
Conclusão:
os resultados têm potencial para estimular a discussão sobre os diversos movimentos dos conhecimentos nas regiões de saúde, atentos para a construção e implementação de planos estaduais e regionais de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento alinhados conceitualmente e comprometidos com o território.
DESCRITORES:
Educação continuada; Gestão do conhecimento; Gestão em saúde; Enfermagem; Pesquisa qualitativa.