Acessibilidade / Reportar erro

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE VIOLÊNCIA COM IDOSOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

HIGHLIGHTS

  1. Locais violentos se tornaram mais violentos em meio à pandemia

  2. Há uma correlação entre a letalidade da COVID-19 e a violência

  3. A violência contra idosos não é aleatoriamente distribuída no espaço

RESUMO:

Objetivo:

analisar a distribuição espacial da violência contra a pessoa idosa na região Sul do Brasil antes e no primeiro ano de vigência da pandemia de COVID-19.

Método:

estudo ecológico que analisou as notificações de violência contra o idoso, entre 2019 e 2020, no Sul do Brasil. Foram calculadas as taxas bayesianas empíricas locais, o Índice de Autocorrelação Local de Moran e a análise de Getis Ord Gi.

Resultados:

houve redução da taxa suavizada de violência contra o idoso. As cidades alto-alto e hot-spot em 2019, se tornaram mais violentas em 2020; e as cidades com baixa prevalência, se tornaram menos violentas em 2020. As maiores taxas de letalidade por COVID-19 também foram naquelas cidades com maiores taxas de violência.

Conclusão:

os dados reforçam a complexidade da violência e seu agravamento pela pandemia. E contribuem com as tomadas de decisões na enfermagem, desatacando-se a necessidade de suscitar novas pesquisas sobre esta temática.

DESCRITORES:
Violência; Abuso de Idosos; Análise Espacial; COVID-19; Enfermagem em Saúde Pública.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br