Acessibilidade / Reportar erro

HEALTH LITERACY QUESTIONNAIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISADORES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA* * Artigo extraído de projeto de tese de doutorado: “Validação de material educativo para ampliação do letramento em saúde de usuários da atenção primária”, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2023.

RESUMO:

Objetivo:

analisar temas emergidos a partir da experiência de pesquisadores durante a aplicação do instrumento Health Literacy Questionnaire na atenção primária em saúde.

Método:

relato de experiência baseado no diário de campo dos pesquisadores, na coleta de dados com 500 usuários da Atenção Primária em Saúde do Distrito Federal - Brasil, entre maio e agosto de 2022. Os registros foram analisados à luz da teoria de enfermagem de Nola Pender.

Resultados:

as demandas de atendimento emergiram como principal categoria, associadas à baixa qualidade na assistência. Desvelou-se a percepção de um sistema de saúde precário, implicando em baixa relevância percebida pelo usuário em relação à sua cooperação para promover mudanças nos serviços de saúde. Considerações finais: foi possível entender o papel da equipe de enfermagem para o envolvimento do usuário no seu cuidado, e como isso reflete diretamente na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Palavras-chave:
Letramento em Saúde; Atenção Primária à; Saúde; Inquérito e Questionários; Teoria de Enfermagem.

HIGHLIGHTS

1. Estratégias para o desenvolvimento do LS na atenção primária.

2. Promoção da conscientização sobre melhorias de saúde.

3. Avaliação para implementação de melhorias do LS para pesquisas futuras.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br