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MODELAGEM EDUCACIONAL COM SIMULAÇÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “SIMULAÇÃO REALÍSTICA: TECNOLOGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE”, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2023.

RESUMO

Objetivo:

descrever o desenvolvimento, aplicação e avaliação da tecnologia de modelagem educacional com simulação.

Método:

estudo metodológico desenvolvido em 2022, no sul do Brasil. Participaram líderes e residentes de enfermagem e medicina em duas fases (identificação das lacunas em segurança do paciente e definição de subtemas educacionais) e 10 etapas (objetivos da aprendizagem; fundamentação teórica; conhecimento do aprendiz; elaboração do cenário; avaliação e ajustes do cenário de simulação; treinamento dos atores e orientação aos observadores; desenvolvimento das cenas, observação e debriefing).

Resultado:

lacunas em segurança do paciente: desenvolver a comunicação entre a equipe interprofissional, entender a importância dos protocolos e da inserção do paciente no processo de cuidar. A tecnologia educacional com simulação foi avaliada como ferramenta que oportuniza replicar e contrapor à prática cotidiana com preceitos da segurança do paciente, e aprender.

Conclusão:

a replicabilidade da metodologia para diversos contextos e públicos constitui importante contribuição para a prática.

DESCRITORES:
Tecnologia Educacional; Treinamento por Simulação; Educação Baseada em Competências; Educação Interprofissional; Segurança do Paciente

ABSTRACT

Objective:

to describe the development, application, and evaluation of educational modeling technology with simulation.

Method:

a methodological study carried out in 2022 in southern Brazil. Nursing and medical leaders and residents took part in two phases (identification of patient safety gaps and definition of educational sub-themes) and 10 stages (learning objectives; theoretical foundation; learner knowledge; scenario design; evaluation and adjustments to the simulation scenario; training of actors and guidance for observers; development of scenes; observation; and debriefing).

Results:

gaps in patient safety: developing communication between the interprofessional team, understanding the importance of protocols, and including the patient in the care process. Educational technology with simulation was evaluated as a tool that provides the opportunity to replicate and contrast everyday practice with patient safety precepts and to learn.

Conclusion:

The replicability of the methodology for different contexts and audiences is an important contribution to practice.

KEYWORDS:
Educational Technology; Simulation Training; Competency-Based Education; Interprofessional Education; Patient Safety

RESUMEN

Objetivo:

describir el desarrollo, la aplicación y la evaluación de la tecnología de modelado educativo con simulación.

Método:

estudio metodológico realizado en 2022 en el sur de Brasil. Líderes y residentes de enfermería y medicina participaron en dos fases (identificación de lagunas en la seguridad del paciente y definición de subtemas educativos) y 10 etapas (objetivos de aprendizaje; fundamentación teórica; conocimiento del alumno; diseño del escenario; evaluación y ajustes del escenario de simulación; formación de actores y orientación para observadores; desarrollo de escenas, observación y debriefing).

Resultados:

lagunas en la seguridad del paciente: desarrollar la comunicación entre el equipo interprofesional, comprender la importancia de los protocolos e implicar al paciente en el proceso asistencial. Se evaluó la tecnología educativa con simulación como herramienta que brinda la oportunidad de replicar y contrastar la práctica cotidiana con los preceptos de seguridad del paciente, y de aprender.

Conclusión:

la replicabilidad de la metodología en diferentes contextos y públicos es una importante contribución a la práctica.

DESCRIPTORES:
Tecnología Educacional; Entrenamiento Simulado; Educación Basada en Competencias; Educación Interprofesional; Seguridad del Paciente

HIGHLIGHTS

Tecnologia de modelagem educacional com simulação.

Aproxima educação e prática.

Contribui para a inovação no processo educativo.

Modelagem educacional replicável e adaptável a diferentes temas.

INTRODUÇÃO

A simulação consiste em metodologia educacional com a reprodução, total ou parcial, de uma situação11 Pazin Filho A, Scarpelini S. Simulation: definition. Medicina (Ribeirão Preto). [Internet]. 2007 [cited 2023 Mar. 08]; 40(2). Available from: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p162-166
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, aplicável à formação profissional e adequada à educação permanente por oportunizar a aprendizagem em ambiente isento de riscos ao recebedor da assistência22 Lee KS, Natarajan B, Wong WX, Yousman W, Koester S, Nyotowidjojo I, et al. A randomized controlled trial of simulation training in teaching coronary angiographic views. BMC Med Educ. [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan. 08]; 22(1):644. Available from: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-022-03705-z
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-33 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Diário Oficial da União. [Internet]. 2018 [cited 2023 Apr. 02]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
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. Ademais, a ambientação do cenário é direcionada ao desenvolvimento de determinadas habilidades ou competências previamente definidas, vindo ao encontro dos objetivos de aprendizagem.

Define-se modelagem como o ato de modelar, elaborar um modelo para o desenvolvimento da atividade. No âmbito da saúde, a modelagem possibilita a orientação ou a construção de um modelo com o intuito de guiar a atividade44 Braga RD, Leitão Júnior PS, Zara ALSA, Lucena FN de, Zinader JP de S, Ribeiro-Rotta RF, et al, organizadores. Modelagem da informação em saúde. Goiânia: Cegraf UFC, 2022.. Ao agregar a simulação, replica-se a realidade, sendo que a modalidade Roll Play representa uma situação real com recurso de atores55 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S de, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2012 [cited 2023 Apr. 02]; 25(4):619-25. Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002012000400022.
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.

De modo particular, como estratégia na educação permanente ao profissional de saúde, o ambiente simulado oportuniza a contextualização entre a assistência padrão-ouro e aquela executada no cotidiano. Desse modo, essa metodologia pode ser empregada conforme a necessidade evidenciada66 INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: simulationSM simulation design. Clinical simulation in nursing. [Internet]. 2016 [cited 2023 Jan. 08]; 12(S). Available from: https://www.nursingsimulation.org/action/showPdf?pii=S1876-1399%2816%2930126-8.
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; e consiste em ensejo especial para rever conceitos e proceder coletivamente à crítica construtiva acerca dos determinantes que contribuem para a qualidade assistencial.

Considerando que a educação permanente contribui para a aprendizagem técnico-científica e, de modo especial, para o desenvolvimento de competências voltadas a preencher lacunas da prática profissional33 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Diário Oficial da União. [Internet]. 2018 [cited 2023 Apr. 02]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
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, esta pesquisa foi direcionada ao desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégia educacional para a promoção de competências profissionais em segurança do paciente.

Tendo esta pesquisa como participantes profissionais de enfermagem e medicina em formação nos programas de residência em saúde, aplicou-se a simulação como metodologia de educação continuada e permanente. Pressupôs-se que a prática profissional está em desenvolvimento, momento oportuno para inserir e atualizar conceitos relativos à segurança do paciente. Foi objetivo do estudo descrever o desenvolvimento, aplicação e avaliação da tecnologia de modelagem educacional com simulação.

MÉTODO

A pesquisa metodológica foi aplicada para o desenvolvimento, a validação e a avaliação de estratégia77 Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR) [Internet]. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Curitiba; 2023 [cited 2023 Apr. 02]. Available from: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/chc-ufpr.
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, cujo percurso correspondeu às fases que englobam etapas para o desenvolvimento de modelagem tecnológica adaptável.

O estudo foi realizado entre abril e dezembro de 2022, em um hospital de ensino federal do estado do Paraná. O critério de inclusão e convite de líderes foi a indicação pela gerência de qualidade e gerência de ensino e pesquisa. Para o convite aos residentes foram observados os seguintes critérios de inclusão: ter idade ≥18 anos e estar matriculado no primeiro ou segundo ano no correspondente Programa de Residência (Saúde da Criança e Adolescente, Saúde da Mulher, Cardiologia, Urgência e Emergência, Oncologia e Hematologia e de Medicina em Clínica Médica)77 Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR) [Internet]. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Curitiba; 2023 [cited 2023 Apr. 02]. Available from: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/chc-ufpr.
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. Não foram adotados critérios de exclusão.

Incluíram-se: identificação de fragilidades e lacunas no tema segurança do paciente, elaboração de material de apoio, estruturação e validação do cenário simulado e avaliação do conjunto; o objetivo do processo foi a consolidação de competências em segurança do paciente. Utilizou-se como base para o desenvolvimento da pesquisa o roteiro teórico-prático de Fabri e colaboradores88 Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca A da S, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2017 [cited 2023 Apr. 02]; 51:e03218-e. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016265103218.
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, adaptado para a pesquisa (Quadro 1).

Quadro 1
Roteiro de Fabri et al. (2017)8 versus roteiro adaptado para a pesquisa. Curitiba, PR, Brasil, 2023.

A primeira fase foi desenvolvida entre abril e junho de 2022 e correspondeu à identificação de lacunas educacionais e fragilidades assistenciais, com foco direcionado aos residentes de enfermagem e medicina. Esta fase foi organizada em duas etapas: na primeira foram compiladas as competências para a formação em saúde, diretrizes para a segurança do paciente e correspondentes objetivos estratégicos. O conteúdo sustentou a elaboração de material de apoio, o qual foi discutido, na segunda etapa, com representantes indicados pelos setores: Vigilância em Saúde, Setor de Gestão do Ensino, Gerenciamento de Atividades de Extensão, Coordenação do Eixo Profissional de Enfermagem e Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional, em reunião de grupo focal.

A segunda fase foi desenvolvida entre julho e dezembro de 2022 e correspondeu à estruturação, validação e execução do cenário, seguida da avaliação da tecnologia de modelagem educacional, composta por oito etapas. A primeira e a segunda etapas corresponderam à definição dos objetivos de aprendizagem, com base nas fragilidades e lacunas identificadas pelos líderes e à elaboração do compilado teórico-prático. Esse foi empregado na etapa 3, com realização de workshops com vistas à aproximação de residentes de enfermagem e medicina ao tema, e contextualização da teoria com a prática assistencial e formativa.

Na quarta etapa, foi elaborado o cenário, incluindo um texto narrativo com personagens em ambiente assistencial hipotético, para ser desenvolvido em ambiente simulado. A quinta etapa correspondeu à validação do cenário pelos líderes, utilizando-se instrumento elaborado para a pesquisa. As perguntas respondidas foram relativas à contribuição do cenário para a percepção de lacunas relacionadas à comunicação (1), adesão às normas (2), envolvimento do paciente (3) e transversalidade do tema na assistência (4); estímulo à aproximação entre a teoria e prática assistencial (5) e estímulo à reflexão sobre a prática assistencial (6); a última pergunta foi relativa à contribuição do caso para atingir o objetivo educacional (7). As alternativas do instrumento respondido pelos líderes apresentam escores de julgamento em escala: (1) Discordo Totalmente, (2) Discordo, (3) Indiferente, (4) Concordo e (5) Concordo Totalmente.

Para a análise da validade do cenário, utilizou-se o indicador Ranking médio a fim de mensurar o grau de concordância, com correspondência de valores: <3 menor concordância, =3 indiferente, neutro ou sem opinião e, >3 maior concordância99 Oliveira LH de. Exemplo de cáclulo de ranking médio para Likert. Notas de aula. Metodologia científica e técnicas de pesquisa em administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha, 2005 [Internet]. [cited 2024 May 29]. Available from: https://vdocuments.com.br/ranking-medio-para-escala-de-likert-1.html?page=1#google_vignette
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. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar se o conteúdo abordado no cenário atende ao construto pretendido; realizou-se a somatória de cada item do instrumento com resposta “4” ou “5” (concordo e concordo totalmente), o produto da soma foi dividido pelo número total de respostas, sendo definido como válido resultado ≥0,801010 Grant JS, Davis LL. Selection and use of content experts for instrument development. Res Nurs Health. [Internet] 1997 [cited 2023 Apr. 02]; 20(3). Available from: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-240X(199706)20:3%3C269::AID-NUR9%3E3.0.CO;2-G
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.

A confiabilidade dos resultados foi avaliada por intermédio do teste alfa de Cronbach, utilizando-se a escala de Likert; os resultados foram analisados em escala, com correspondência: > 0,90 - excelente; 0,81 a 0,90 - bom; 0,71 a 0,80 - aceitável; 0,61 a 0,70 - questionável; 0,51 a 0,60 - pobre e de 0,41 a 0,50 - inaceitável1111 Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics. [Internet]. 1977 [cited 2023 Apr. 02]; 33(1):159-74. Available from: https://doi.org/10.2307/2529310.
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. Considerou-se válido o cenário quando alcançadas as metas estabelecidas nos indicadores Ranking médio, com concordância >3, Índice de validade de Conteúdo e confiabilidade ≥0,80 pelo alfa de Cronbach1111 Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics. [Internet]. 1977 [cited 2023 Apr. 02]; 33(1):159-74. Available from: https://doi.org/10.2307/2529310.
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.

A sexta etapa correspondeu ao treinamento de residentes e líderes para o desenvolvimento do cenário, com definição de sua atuação como atores ou observadores. Nessa etapa, os participantes da pesquisa receberam o texto narrativo e os instrumentos de identificação sociodemográfica e de avaliação, elaborados para a pesquisa.

Na etapa 7, a simulação foi executada por quatro residentes desempenhando o papel de atores, e observada pelos demais participantes, ao final da qual os instrumentos foram preenchidos. A última etapa, etapa 8, ocorreu na forma de roda de conversa e correspondeu ao debriefing desenvolvido de maneira estruturada, seguindo as orientações de um estudo brasileiro88 Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca A da S, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2017 [cited 2023 Apr. 02]; 51:e03218-e. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016265103218.
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. Nessa, as informações observadas na simulação foram agregadas à discussão inicial, relacionando teoria e prática, e estimulando a reflexão sobre a situação observada. O instrumento utilizado para avaliação, pelos observadores e atores, foi o norteador do roteiro do debriefing, que teve o tempo estimado de quarenta minutos, conduzido pelas pesquisadoras.

Os resultados quantitativos, relativos ao número e características dos participantes e dados das avaliações, foram registrados em planilha do programa Microsoft Excel@ e analisados a partir de números absolutos e relativos.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer n.º 5.300.257 e seguiu todos os preceitos éticos em saúde.

RESULTADOS

Foram convidados os seis líderes indicados pelas chefias e 103 enfermeiros e médicos em formação dos programas de residência de primeiro e segundo ano. Participaram cinco líderes na reunião de grupo focal e na validação do cenário. Nos dois workshops participaram 15 residentes de enfermagem e dois de medicina. No desenvolvimento do cenário, avaliação da simulação e debriefing participaram 12 residentes de enfermagem e dois líderes.

Na primeira fase, etapas 1 e 2, foi apresentado, em reunião de grupo focal com os líderes, o compilado sobre competências comuns aos cursos de enfermagem e medicina: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, educação permanente, administração e gerenciamento1212 Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Superior. Estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de ciências biológicas. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 7 de Agosto de 2001. Diário Oficial da União [Internet]. 2001 [cited 2023 Apr. 02]. Available from: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf.
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. Foram contextualizadas as competências propostas pelo Instituto Canadense de Segurança do Paciente, organizadas em seis domínios associados à cultura de segurança, trabalho em equipe, comunicação, gerência de riscos, fatores humanos e ambientais, e eventos adversos1313 Canadian Patient Safety Institute (CPSI). The safety competencies: enhancing patient safety across the health professions. 2th ed. Edmonton, Alberta; 2020.. Na mesma ocasião, foram apresentadas as metas da Organização Mundial da Saúde 2021-2030: zero dano, alta confiabilidade dos sistemas de saúde, segurança dos processos, envolvimento do paciente e família, proteção e capacitação profissional, fluxo de informações e envolvimento multissetorial1414 World Health Organization (WHO). Global patient safety action plan 2021-2030: towards eliminating avoidable harm in health care [Internet]. 2021. [cited 2024 May 29] Available from: https://www.who.int/teams/integrated-health-services/patient-safety/policy/global-patient-safety-action-plan
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.

Após discussão do conteúdo e contraposição à realidade institucional, o subtema ‘comunicação’ foi identificado pelos líderes como a principal fragilidade a ser enfrentada. Essa foi contextualizada com a prática profissional quanto à adesão às normas e protocolos, trabalho em equipe, continuidade do cuidado e inclusão do paciente na assistência.

Desenvolver a comunicação entre a equipe interprofissional, entender a importância dos protocolos e da inserção do paciente no processo de cuidar foram definidos como objetivos de aprendizagem pelos líderes, e contextualizados com os aprendizes, incluindo lacunas para a segurança do paciente. A partir disso, iniciou-se a estruturação do cenário de simulação. Intencionalmente foram incluídos os correspondentes pontos críticos, adequados e inadequados, em relação aos preceitos de segurança do paciente e objetivos do aprendizado. Da mesma forma, buscou-se proximidade com as contextualizações decorrentes do grupo focal e workshops acerca do tema central, subtemas educacionais e similaridade com o ambiente assistencial. Dessa forma, consideraram-se rotinas e protocolos do campo de pesquisa relativas à comunicação, e à factibilidade da cena ser desenvolvida no período de até dez minutos, assim como, da disponibilidade de equipamentos, materiais e ambiente físico para o desenvolvimento do cenário, esse contendo as quatro cenas elaboradas.

Foram estabelecidas a complexidade do cenário, atores, caracterização e papel, falas (entonação) e expressão corporal; e a atuação dos observadores. Para apoio, foram elaborados instrumentos diversos (cenas, checklist dos materiais e equipamentos, roteiro estruturado da cena, formulário para identificação dos atores e observadores, roteiro para observação e avaliação das cenas); e definição dos recursos físicos (materiais e equipamentos, e ambientação para o desenvolvimento das cenas).

No roteiro da simulação incluiu-se a informação do tempo de, aproximadamente, dez minutos para o desenvolvimento das cenas, dez minutos para avaliação e quarenta minutos para o debriefing, atividades a serem desenvolvidas pelos atores e observadores, e conduzidas pelos facilitadores (pesquisadoras). As cenas seguiram texto narrativo acerca de um contexto assistencial hipotético (Tabela 1) a ser executado por quatro atores: duas enfermeiras, um médico e uma paciente, com observação crítica pelos demais participantes.

Tabela 1
Descrição das cenas. Curitiba, PR, Brasil, 2023.

O texto narrativo norteou a organização do cenário composto por uma unidade hospitalar, com posto de enfermagem (computador, mesa, cadeira, prontuários, telefone), corredor e enfermaria, com dois leitos identificados (um com um boneco e outro com ator, ambos com pulseira de identificação), com grades elevadas.

As cenas abrangeram a comunicação entre os diferentes atores, com vistas a promover a contextualização da comunicação e subtemas educacionais (Tabela 2) na segurança do paciente, incluindo os objetivos de aprendizagem. Foram incluídos aspectos positivos e negativos relativos à segurança do paciente.

Tabela 2
Subtemas educacionais abordados em cada cena. Curitiba, PR, Brasil, 2023.

O cenário foi avaliado, na etapa 5, por cinco líderes e atingiu os parâmetros estabelecidos para validação. Além da avaliação textual, oportunizou-se a avaliação do cenário in loco, essa realizada por quatro entre os cinco participantes, em dia definido e horário, segundo a disponibilidade dos avaliadores. Na ocasião, realizou-se recapitulação das lacunas em segurança do paciente identificadas e dos objetivos do aprendizado. Além da apresentação do ambiente de simulação e explanação de como as cenas seriam desenvolvidas, esclareceram-se dúvidas referentes ao cenário, caso e texto narrativo. Ao considerar a posterior devolução do instrumento de avaliação pelos participantes, solicitou-se que esses tecessem considerações e sugestões adicionais para ajustes e adequações. Inicialmente, somente um formulário preenchido foi enviado, após busca ativa e nova solicitação de colaboração, os outros quatro participantes avaliaram o cenário.

O ranking médio foi de 4,4 para a avaliação das contribuições do cenário para a percepção das lacunas relacionadas à comunicação, adesão às normas, envolvimento do paciente e transversalidade do tema. Quanto ao cenário, suas contribuições para estimular a reflexão entre a teoria e a prática assistencial, e cuja avaliação resultou em ranking médio de 4,2. A avaliação das contribuições do caso para atingir o objetivo educacional resultou em ranking médio de 4,0; portanto, todas as variáveis superaram o grau mínimo de 3 entre os avaliadores.

O Índice de Validade de Conteúdo mostrou-se satisfatório em relação à construção do cenário, atingindo IVC 1,00; quanto à contribuição do caso para atingir o objetivo educacional, o IVC correspondeu a 0,80. O coeficiente alfa de Cronbach atingiu 0,95, o que demonstrou consistência e confiabilidade interna quase perfeita. Realizou-se apenas uma rodada de avaliação, visto que foi atingido IVC, RM e α de Cronbach, conforme as metas mínimas estabelecidas, considerando válido o roteiro apresentado.

As sugestões dos avaliadores, incorporadas no texto narrativo relativos às alterações, foram: inclusão de nomes fictícios aos personagens; divisão das cenas em folhas separadas para os atores; informação do tempo de duração da simulação e do debriefing; informação de como os profissionais em formação nos programas de residência de enfermagem e medicina seriam organizados no desenvolvimento da cena.

As seguintes sugestões não foram incorporadas ao texto, por não atenderem ao objetivo do desenvolvimento do trabalho, com justificativa aos avaliadores: utilizar pacientes homônimos (líder 5); evidenciar o risco da troca de medicação e aplicar na íntegra a simulação segundo o roteiro de uma pesquisa brasileira88 Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca A da S, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2017 [cited 2023 Apr. 02]; 51:e03218-e. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016265103218.
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(líder 3).

O cenário foi executado e avaliado em um único período, correspondente às etapas 6 e 7, seguidas pelo debriefing - etapa 8. Uma vez reunidos os participantes do estudo, as pesquisadoras informaram sobre a dinâmica das etapas e do desenvolvimento das cenas, emprego de script para o desenvolvimento das cenas e instrumento de observação. O treinamento dos atores e a orientação aos observadores, etapa 6, ocorreu previamente ao desenvolvimento das cenas e em ambientes separados. Os atores foram definidos aleatoriamente e de forma voluntária; esses, de posse do script, foram orientados sobre o papel de cada ator para que destacassem, no texto, as cenas de participação e respectivas falas. Na sequência, as cenas foram revisadas, concomitantemente à demonstração para o posicionamento físico dos atores no ambiente, falas e entonação de voz, e um breve treino. Aos demais participantes coube a tarefa de observação das cenas e avaliação concomitante, após orientação e esclarecimento de dúvidas. Na sequência, os observadores, aprendizes líderes e chefias foram direcionados ao mesmo ambiente de desenvolvimento das cenas.

Uma vez posicionados os atores no cenário físico e os observadores em local que permitiu ampla visão e audição das falas, a cena 1 foi iniciada e seguida pelas demais 2, 3 e 4, cuja duração total foi de dez minutos. Participaram como autores quatro residentes, em cujas cenas foram observadores e acompanhadas concomitantemente por dez observadores (líderes e residentes). Ao término do desenvolvimento do cenário, os atores também recebem o instrumento de avaliação e o preenchem, previamente ao início de debriefing.

O debriefing, etapa 8, foi liderado pelas pesquisadoras que atuaram como facilitadoras da discussão em roda de conversa, estimulando a comunicação, a autoanálise, o feedback e a reflexão, com duração de 40 minutos, e participação dos líderes, residentes de enfermagem e medicina. Durante o debriefing os facilitadores utilizaram um roteiro de perguntas elaborado para a pesquisa, dividido em dois momentos: análise da observação da simulação em relação aos subtemas educacionais; e análise da simulação, como recurso educacional para o desenvolvimento de competências em segurança do paciente.

Como resultados do debriefing tem-se que a participação na construção da modelagem educacional possibilitou a líderes e residentes aprendizado significativo. Dedução a partir da reflexão e contextualização entre aproximações e distanciamentos do cenário simulado com a prática individual e da equipe, e contraposta com a qualidade assistencial ofertada. Outro aspecto destacado pelos participantes foi a execução ou observação de ações rotineiras em um ambiente seguro e com o foco de identificar aspectos, positivos e negativos, associados ao cuidado seguro. A simulação oportunizou a reflexão do quanto os temas segurança do paciente e comunicação estão presentes no cotidiano assistencial, e a relevância de detalhes na qualidade assistencial.

Foi elaborada uma síntese das fases e etapas percorridas, resultando em diagrama da estrutura da modelagem educacional, com emprego da simulação (Figura 1).

Figura 1
Diagrama da estrutura da modelagem educacional com simulação para a consolidação de competências profissionais. Curitiba, PR, Brasil, 2023.

DISCUSSÃO

A prática simulada deve ser estruturada em concordância com o objetivo definido, visando a alcançar os efeitos pretendidos66 INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: simulationSM simulation design. Clinical simulation in nursing. [Internet]. 2016 [cited 2023 Jan. 08]; 12(S). Available from: https://www.nursingsimulation.org/action/showPdf?pii=S1876-1399%2816%2930126-8.
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. A inclusão de líderes e/ou chefias como participantes nesta pesquisa contribuiu para ampliar a identificação das fragilidades relacionadas à segurança do paciente, e oportunizou desenvolver as cenas de modo a remeter à prática profissional e às lacunas em segurança do paciente.

Considerando os líderes como membros menos flutuantes, esses têm grande potencial na análise crítica institucional. Por outro lado, ouvir a percepção dos aprendizes acerca do desempenho assistencial individual e coletivo, atrelando-o às condições institucionais e à formação, é oportunidade ímpar quando o intuito é avançar na qualidade. Desse modo, nessa pesquisa foram considerados os preceitos teóricos relativos às pretendidas competências profissionais, atrelando-as às relativas à segurança do paciente e às metas internacionais. Essas foram atreladas, por meio da contextualização, com líderes e aprendizes, para atingir os objetivos educacionais, conferindo autenticidade ao planejamento e execução da simulação como ferramenta educacional.

Dessa forma, a partir dos subtemas educacionais e objetivos, criou-se ambiente análogo à realidade com scriptdetalhado, o qual contribuiu para a compreensão dos participantes acerca da complexidade do cotidiano assistencial, favorecendo a interpretação do caso de maneira clara e padronizada1515 Osório MEM, Osternack KT, Mello RG, Wos WS, Mendes JO. The experience of being a simulated patient in healthcare training. Espaço saúde (Online). [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan. 10]; 23:1-13. Available from: http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e880
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.

Estudo, com objetivo de descrever e analisar as mais recentes iniciativas realizadas para implementação e fortalecimento da política nacional de educação permanente em saúde, aponta como necessária a identificação de fragilidades em cada realidade1616 Gonçalves CB, Pinto ICdM, França T, Teixeira CF. The resumption of the implementation process of the National Permanent Health Education Policy in Brazil. Saúde debate. [Internet]. 2019 [cited 2023 July 04]; 43(spe1). Available from: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S101
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. Nossa pesquisa identificou, de forma participativa, como principal fragilidade a comunicação. Essa também foi identificada em estudo como um dos fatores dificultadores para a notificação de eventos adversos1717 Nazário S da S, Cruz ED de A, Paes RG, Mantovani M de F, Seiffert LS. Facilitating and hindering factors for reporting adverse events: an integrative review. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2021 [cited 2023 July 04]; 34:eAPE001245-eAPE. Available from: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2021AR01245
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, e constitui um dos maiores desafios do trabalho multi e interdisciplinar.

Ao identificar as fragilidades e estabelecer metas de forma compartilhada, com o emprego das estratégias grupo focal (fase 1; etapa 2) e workshop (fase 2; etapa 3), incluiu-se como finalidade a sensibilização dos participantes para a estratégia educativa. A sensibilização dos participantes os torna propagadores para a formação de novos atores envolvidos com o cuidado e prevenção1818 Alves CO, Vasconcelos RGM, Santos PO de, Jorge JTB, Novais FRM de, Franco NBS. Experiência em simulação realística na formação em urgência e emergência. Rev. Ciênc. Ext. [Internet]. 2020 [cited 2023 Jan. 08]; 16(1). Available from: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1670-4605.2020v16p495-505/2510
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. A reflexão em grupo contribuiu para relacionar situações hipotéticas com a prática no hospital, bem como para identificar causas de erros e potenciais ações preventivas, individuais e coletivas.

A descrição das cenas, em formato de texto narrativo, oportunizou a simulação de situação trivial da assistência, tal como algumas das contextualizadas pelos participantes. Deste modo, o texto narrativo descreveu o cenário, as cenas, o espaço, o tempo, os atores, as causas e as possíveis consequências na situação narrada1919 Almeida AF, Almeida VSR. Português básico: gramática, redação, texto. 5th ed. São Paulo: Atlas, 2008., contribuindo para a replicação e adaptação da estrutura da modelagem educacional com simulação para outros públicos, competências e temas.

A etapa 4, orientação para construção de um cenário, é fundamental para o ensino aprendizagem do indivíduo, segundo pesquisa brasileira88 Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca A da S, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2017 [cited 2023 Apr. 02]; 51:e03218-e. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016265103218.
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. E cujo roteiro teórico-prático foi a base para a construção de um cenário no tema segurança do paciente, aplicando a simulação como tecnologia de educação para o desenvolvimento de competências. Realizaram-se adaptações ao referido roteiro, incluindo, excluindo e reorganizando algumas fases e etapas, com o intuito de atender aos objetivos da atividade. O cenário foi construído visando à participação de quatro atores e, além do seu treinamento, ressalta-se a importância de fornecer subsídios para que esses incorporem o personagem para atender aos objetivos propostos e ao realismo2020 Kaneko RMU, Lopes MHB de M. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2019 [cited 2023 July 04]; 53:e03453. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453
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. Desse modo, a sensibilização anterior, durante o workshop, foi considerada importante pela contextualização de situações semelhantes à simulada.

A construção e validação de cenários simulados são progressivamente necessárias como metodologia para a educação dos profissionais de saúde, em diferentes níveis de formação e diversas temáticas2121 Garbuio DC, Martins ACP, Arruda NF de, Silva MF da, Gregório KC. Construction and validation with experts of a scenario to care for patients with pressure injuries. CPE [Internet]. 5º de agosto de 2021 [cited 2023 July 04]. Available from: https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/89
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22 Carvalho LR de, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2020 [cited 2023 Jan. 21]; 54:e03638-e. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2019021603638
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-2323 Pinto IR, Silva JA da, Ruiz MT, Manzan LO, Barboza FR, Oliveira JF de, et al. Construction and validation of a clinical simulation scenario on umbilical cord stump care. Rev gaúch enferm. [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan. 21]; 43:e20210245-e. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210245.en
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. A validação corresponde à estruturação de evidência, única ou múltiplas77 Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR) [Internet]. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Curitiba; 2023 [cited 2023 Apr. 02]. Available from: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/chc-ufpr.
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; confere a possibilidade de ajustes e melhorias, a fim de tornar o cenário ferramenta ajustada para atingir os objetivos educacionais. O cenário também contribuiu para direcionar o grupo participante da simulação (atores, observadores e condutores da atividade educativa) para a análise crítica e reflexiva, de modo a revisitar, atualizar ou construir conhecimentos em torno do tema abordado.

Considera-se que o processo vivenciado contribuiu para a integração do grupo, incluindo as pesquisadoras. Foram diversas as oportunidades ofertadas e empregadas para a construção dessa integração, iniciando-se pela oportunidade de voz e opinião de líderes e aprendizes, pela análise crítica do cenário e sua execução e observação, para análise final no momento do debriefing. Esse também possibilitou ao grupo mais uma oportunidade de integração e aprendizado significativo, a partir da reflexão e contextualização. Ao realizar o debriefing com líderes, residentes e pesquisadoras, oportunizou-se a troca de experiências e aprendizado. Considera-se que a aprendizagem é dependente da integração da experiência e da reflexão entre os participantes, sendo possibilidade de esses assimilarem novas interpretações2424 INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: SimulationSM Debriefing. Clinical simulation in nursing. [Internet]. 2016 [cited 2024 May. 29]; 12(S):S21-S25. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2016.09.008
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. Segundo Martins e colaboradores55 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S de, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2012 [cited 2023 Apr. 02]; 25(4):619-25. Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002012000400022.
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, a discussão sob uma situação corrida, a aprendizagem e as decisões tomadas ao término da simulação, consolidam os saberes dos participantes.

O debriefing viabiliza a compreensão e a transferência de conhecimento, habilidade e atitude com intuito de promover melhores práticas, qualidade do cuidado e desenvolvimento profissional do participante55 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S de, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2012 [cited 2023 Apr. 02]; 25(4):619-25. Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002012000400022.
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. Tal efeito também foi observado por pesquisadores2525 Bresolin P, Martini JG, Maffissoni AL, Sanes M da S, Riegel F, Unicovsky MAR. Debriefing in clinical nursing simulation: an analysis based on the theory of experiential learning. Rev gaúcha enferm. [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan. 08]; 43:1-10. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210050.pt
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que o defendem como momento de autoavaliação e aprendizado reflexivo e significativo. Vindo esse ao encontro da assertiva de que inserir o aluno como protagonista da própria preparação profissional favorece o desenvolvimento de aprendizado significativo, o qual representa a incorporação de conhecimentos aos existentes2626 Moreira MA, Ostermann F. Teorias construtivistas. Porto Alegre: UFRGS; 1999.. Quando destinada como ferramenta de educação permanente, a simulação contribui para a educação de todos os participantes; nesta pesquisa, também dos líderes.

Reitera-se, portanto, a assertiva de que a integração é uma das principais metas do aprendizado, pois oportuniza ao indivíduo colocar em prática o visto na teoria1515 Osório MEM, Osternack KT, Mello RG, Wos WS, Mendes JO. The experience of being a simulated patient in healthcare training. Espaço saúde (Online). [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan. 10]; 23:1-13. Available from: http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e880
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, sendo que as diferentes etapas desta pesquisa contribuíram para tal alcance. Deste modo, destaca-se que a aprendizagem com simulação se inicia muito antes da execução e observação do cenário; desde que estruturada participativamente. A transformação do processo de aprendizagem tem se mostrado favorável e cativante, por possibilitar a edificação do conhecimento de forma coletiva, além da individual.

As limitações no desenvolvimento da modelagem educacional correspondem à baixa participação de residentes de medicina na pesquisa, comprometendo a contextualização e avaliação da estratégia por essa categoria profissional.

CONCLUSÃO

A modelagem educacional com simulação foi desenvolvida com a participação de líderes e residentes de enfermagem e medicina, contribuindo para a aproximação do cenário ao contexto institucional. O resultado, em formato de guia, contribui para a inovação no processo educativo por sua replicabilidade e adaptação a diferentes temas, públicos e cenários assistenciais de saúde, para o desenvolvimento de competências profissionais.

A vivência na trajetória metodológica também aponta para potencial incorporação da estratégia nas práticas educacionais da instituição na qual a pesquisa foi realizada, tanto para o público interno quanto para aprendizes.

  • COMO REFERENCIAR ESTE ARTIGO:

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Editado por

Editora associada:

Dra. Susanne Betiolli

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Set 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    04 Set 2023
  • Aceito
    13 Maio 2024
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