RESUMO
Objetivo:
descrever o desenvolvimento, aplicação e avaliação da tecnologia de modelagem educacional com simulação.
Método:
estudo metodológico desenvolvido em 2022, no sul do Brasil. Participaram líderes e residentes de enfermagem e medicina em duas fases (identificação das lacunas em segurança do paciente e definição de subtemas educacionais) e 10 etapas (objetivos da aprendizagem; fundamentação teórica; conhecimento do aprendiz; elaboração do cenário; avaliação e ajustes do cenário de simulação; treinamento dos atores e orientação aos observadores; desenvolvimento das cenas, observação e debriefing).
Resultado:
lacunas em segurança do paciente: desenvolver a comunicação entre a equipe interprofissional, entender a importância dos protocolos e da inserção do paciente no processo de cuidar. A tecnologia educacional com simulação foi avaliada como ferramenta que oportuniza replicar e contrapor à prática cotidiana com preceitos da segurança do paciente, e aprender.
Conclusão:
a replicabilidade da metodologia para diversos contextos e públicos constitui importante contribuição para a prática.
DESCRITORES:
Tecnologia Educacional; Treinamento por Simulação; Educação Baseada em Competências; Educação Interprofissional; Segurança do Paciente
HIGHLIGHTS
Tecnologia de modelagem educacional com simulação.
Aproxima educação e prática.
Contribui para a inovação no processo educativo.
Modelagem educacional replicável e adaptável a diferentes temas.