Acessibilidade / Reportar erro

MODELAGEM EDUCACIONAL COM SIMULAÇÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “SIMULAÇÃO REALÍSTICA: TECNOLOGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE”, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2023.

RESUMO

Objetivo:

descrever o desenvolvimento, aplicação e avaliação da tecnologia de modelagem educacional com simulação.

Método:

estudo metodológico desenvolvido em 2022, no sul do Brasil. Participaram líderes e residentes de enfermagem e medicina em duas fases (identificação das lacunas em segurança do paciente e definição de subtemas educacionais) e 10 etapas (objetivos da aprendizagem; fundamentação teórica; conhecimento do aprendiz; elaboração do cenário; avaliação e ajustes do cenário de simulação; treinamento dos atores e orientação aos observadores; desenvolvimento das cenas, observação e debriefing).

Resultado:

lacunas em segurança do paciente: desenvolver a comunicação entre a equipe interprofissional, entender a importância dos protocolos e da inserção do paciente no processo de cuidar. A tecnologia educacional com simulação foi avaliada como ferramenta que oportuniza replicar e contrapor à prática cotidiana com preceitos da segurança do paciente, e aprender.

Conclusão:

a replicabilidade da metodologia para diversos contextos e públicos constitui importante contribuição para a prática.

DESCRITORES:
Tecnologia Educacional; Treinamento por Simulação; Educação Baseada em Competências; Educação Interprofissional; Segurança do Paciente

HIGHLIGHTS

Tecnologia de modelagem educacional com simulação.

Aproxima educação e prática.

Contribui para a inovação no processo educativo.

Modelagem educacional replicável e adaptável a diferentes temas.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br