Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

RESUMO:

Objetivo:

compreender a percepção dos profissionais atuantes em um hospital universitário sobre a cultura de segurança do paciente.

Método:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital universitário do Nordeste do Brasil no mês de janeiro de 2023. Participaram 56 profissionais da equipe multidisciplinar: enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, psicólogo e técnico de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas. O conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica e literatura atual e relevante.

Resultados:

foram analisadas cinco classes: percepções acerca da segurança do paciente e a cultura de segurança; ações para fortalecer a segurança do paciente; percepções acerca da atuação do Núcleo de Segurança do Paciente; contribuições para fortalecer a cultura de segurança e atuação profissional na segurança do paciente.

Considerações

finais: a cultura de segurança do paciente no hospital tem trilhado trajetórias promissoras. O estudo pode direcionar intervenções que fortaleçam a cultura de segurança do paciente.

DESCRITORES:
Cultura Organizacional; Gestão da Qualidade Total; Hospital; Profissionais da Saúde; Segurança do Paciente

HIGHLIGHTS

A cultura organizacional é primordial para a segurança do paciente.

Os profissionais são propagadores da cultura de segurança do paciente.

Há vieses de compreensão da cultura de segurança do paciente.

A gestão é fundamental na cultura de segurança do paciente.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br