Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EMOCIONAIS E AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA COM DIABETES MELLITUS

RESUMO:

Objetivo:

avaliar os aspectos emocionais e o autocuidado da pessoa idosa com Diabetes Mellitus.

Método:

estudo descritivo, exploratório e quantitativo com 105 idosos de um ambulatório em um hospital, localizado na cidade de Belém-Pará-Brasil, realizado no período de julho a setembro de 2022. Utilizaram-se os questionários: dos dados sociodemográficos, econômicos e clínicos; Problems Areas in Diabetes; e de atividades de autocuidado com o Diabetes. Os dados foram analisados com estatística descritiva (frequência e percentual) e análise inferencial com aplicação dos testes: Qui-quadrado; e teste G Aderência.

Resultados:

obteve-se baixo sofrimento emocional nos itens: nove (p=0,0001), dez a vinte (p< 0,0001) e boa adesão ao autocuidado dos domínios alimentação geral (p<0,0001), alimentação específica (p<0,0001), cuidado com os pés e medicação (p<0,0001).

Conclusão:

os achados podem ser atrelados à orientação adequada sobre seus cuidados diários, contribuindo para a percepção acerca da condição emocional e sua relação com o autocuidado.

DESCRITORES:
Idoso; Diabetes Mellitus; Inquéritos e Questionários; Autocuidado; Saúde mental.

HIGHLIGHTS

1. Apresentam perfil clínico propenso às complicações associadas à diabete.

2. A maioria obteve um baixo nível de sofrimento emocional.

3. A avaliação do autocuidado foi considerada desejável.

4. Condição emocional é um fator determinante para o autocuidado.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br