Acessibilidade / Reportar erro

SUPERVISÃO CLÍNICA: UM CONTRIBUTO NA MELHORIA DOS INDICADORES DE QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

HIGHLIGHTS

  1. O envolvimento em projetos da prática dos cuidados é diferenciador.

  2. A supervisão clínica influencia os indicadores de qualidade.

  3. A supervisão clínica dirigida aos saberes influencia comportamentos e atitudes.

  4. A supervisão clínica contribui efetivamente para uma prática reflexiva.

RESUMO:

Objetivo:

comparar índices e indicadores de qualidade dos cuidados de enfermagem nos serviços de internação, médico e cirúrgico quando implementada a supervisão clínica.

Método:

estudo observacional, retrospectivo com abordagem quantitativa, e amostragem do tipo aleatória simples dos registros das auditorias relacionados à qualidade dos cuidados de enfermagem (n=719). A pesquisa decorreu entre agosto de 2020 e agosto de 2022, em dois hospitais privados da região de Lisboa, Portugal, onde se realizam auditorias relacionadas à qualidade dos cuidados de enfermagem, sendo implementada a supervisão clínica num dos hospitais. Empregou-se estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

decorrente da análise dos registos quando comparados os hospitais e serviços foi evidenciada subida de scores de qualidade desejada e adequada (≤5 e ≤4) nos serviços do hospital onde foi implementada a supervisão clínica.

Conclusão:

a supervisão clínica permite acompanhar estrategicamente as equipes na prática dos cuidados, elevando os índices e indicadores de qualidade com impacto direto para o paciente.

DESCRITORES:
Indicadores de qualidade em assistência à; saúde; Auditoria de enfermagem; Supervisão de enfermagem; Assistência de Enfermagem; Avaliação dos resultados.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br