RESUMO
Objetivo:
avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional.
Método
estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO-1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100.
Resultados
antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%.
Conclusão
estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.
DESCRITORES:
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.