HIGHLIGHTS
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Compreensão do ser enfermeiro no âmbito gerencial e educacional.
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Aspectos intrínsecos e extrínsecos que influenciam a identidade profissional.
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Dinâmicas entre a identidades profissionais biográfica e relacional.
RESUMO:
Objetivo:
conhecer e compreender as percepções e significados atribuídos à identidade biográfica e relacional do ser enfermeira pelo grupo social que atuou como diretora do Departamento e Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
Método:
estudo histórico-social de abordagem qualitativa. Coleta de dados ocorrida entre março a novembro de 2017. Utilizou-se a teoria de Claude Dubar como referencial teórico. Foram realizadas 11 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica da Análise do Discurso.
Resultados:
emergiram duas categorias. A primeira evidenciou o processo de articulação, a prática do cuidado e o programa de Integração Docente-Assistencial, e abordou aspectos relacionados ao poder e ao modelo-referência. A segunda elencou o papel do docente/gestor e enfatizou as questões relacionadas ao reconhecimento e ao respeito.
Conclusão:
esse estudo poderá contribuir para o reconhecimento e visibilidade da área da Enfermagem, especialmente, no campo da assistência, da gestão e do ensino.
DESCRITORES:
Papel do profissional de enfermagem; Crise de identidade; Enfermagem; Organização e administração; Serviços de integração docente-assistencial.