Acessibilidade / Reportar erro

DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E USO DO PRESERVATIVO NAS RELAÇÕES SEXUAIS EM MULHERES RURAIS

DETERMINANTES SOCIALES DE LA SALUD Y USO DEL CONDÓN EN LAS RELACIONES SEXUALES DE LAS MUJERES RURALES

RESUMO

Objetivo

verificar a associação entre os determinantes sociais de saúde e o uso do preservativo nas relações sexuais em mulheres de uma comunidade rural.

Método

estudo transversal, realizado com 259 mulheres de uma comunidade rural da Bahia, Brasil, no período de julho de 2019 a janeiro de 2020. Aplicou-se formulário com questões sociodemográficos e de saúde e realizou-se distribuição de frequência e associação por meio do teste Qui-quadrado de Pearson, considerando uma significância estatística quando p<0,05.

Resultados

encontrou-se significância estatística na camada dos determinantes proximais: quanto ao uso de métodos contraceptivos (p=<0,001) e na camada dos determinantes intermediários: no que se refere à situação de moradia (p=0,038), número de dependentes da renda (p=<0,001) e acesso aos serviços de saúde (p=0,033).

Conclusão

verificou-se associação entre determinantes sociais de saúde e o uso do preservativo por mulheres rurais. Estes achados indicam necessidade de melhorar a assistência a esta população.

DESCRITORES
Mulheres; Determinantes Sociais da Saúde; População Rural; Preservativos; Saúde

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br