Acessibilidade / Reportar erro

ESTENOSE VAGINAL PÓS-BRAQUITERAPIA: OCORRÊNCIAS E REPERCUSSÕES EM MULHERES COM CÂNCER GINECOLÓGICO

ESTENOSIS DESPUÉS DE LA BRAQUITERAPIA VAGINAL: OCURRENCIAS Y REPERCUSIONES EN LAS MUJERES CON CÁNCER GINECOLÓGICO

RESUMO

Objetivo:

identificar a ocorrência da estenose vaginal pós-braquiterapia ginecológica e suas repercussões na perspectiva das mulheres.

Método:

estudo quanti-qualitativo, com desenho comparativo com corte longitudinal, envolvendo 23 mulheres; e com desenho interpretativo envolvendo sete mulheres, sustentado pelo referencial teórico da cultura. Ambos realizados em um serviço de radioterapia oncológica no sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada em 2019, sendo submetidos à estatística descritiva e análise temática.

Resultados:

constatou-se que 22 das participantes apresentaram estenose vaginal em algum momento da avaliação, sendo o grau 1 mais incidente. Das repercussões, identificou-se o sofrimento durante a prática sexual e a falta de compreensão do parceiro.

Conclusão:

a estenose vaginal repercute além da fisiologia da mulher, implicando em aspectos físicos e emocionais. Logo, esta pesquisa fornece subsídios para a tomada de decisões de enfermeiros, profissionais de saúde e gestores para intervir nas repercussões da estenose vaginal pós-braquiterapia ginecológica.

DESCRITORES
Braquiterapia; Neoplasias dos Genitais Femininos; Constrição Patológica; Dor; Enfermagem

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br