Acessibilidade / Reportar erro

REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ATENÇÃO À MULHER NO TRABALHO DE PARTO E PARTO: ESTUDO TRANSVERSAL

HIGHLIGHTS

  1. Manutenção das medidas de prevenção da COVID-19 no parto.

  2. Hospitalização precoce para o parto em meio à pandemia.

  3. Presença do acompanhante no parto em período de pandemia.

  4. Baixo estímulo ao aleitamento materno na sala de parto.

RESUMO

Objetivo:

avaliar o processo de trabalho dos profissionais de saúde na atenção primária no enfrentamento à Covid-19.

Método:

estudo qualitativo, que utilizou como base conceitual o processo de trabalho em saúde, e, como referencial metodológico, a pesquisa avaliativa. A coleta foi realizada com 23 profissionais de saúde, entre julho e setembro de 2021, nas unidades básicas de saúde em um município no noroeste do Paraná-Brasil. Para a análise organizaram-se os dados por meio do software MAXQDA, e cada segmento de dado foi organizado conforme os significados.

Resultados:

emergiram duas categorias, a saber: Dificuldades enfrentadas na reorganização da ambiência, atividades programáticas e dimensionamento dos profissionais da atenção primária à saúde; e Organização do fluxo de atendimento ao usuário com Covid-19 na atenção primária à saúde.

Conclusão:

este estudo reforça a indispensabilidade da avaliação do processo de trabalho para melhoria da assistência em saúde, principalmente em condições de emergência de saúde pública.

DESCRITORES:
Coronavírus; Atenção Primária à Saúde; Gestão em Saúde; Enfermagem; Pessoal de Saúde

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br