Acessibilidade / Reportar erro

RISCO DE SUICÍDIO NA ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DE ASSISTÊNCIA SEGURA* * Artigo extraído da tese de doutorado: “Risco de suicídio na equipe de enfermagem da Atenção Primária à Saúde e sua relação com as atitudes de segurança do paciente”, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2022.

RESUMO:

Objetivo:

analisar a associação das variáveis dos fatores de risco para o suicídio com as atitudes relacionadas à segurança do paciente de profissionais de Enfermagem da Atenção Primária em Saúde, e atitudes relacionadas à segurança do paciente de profissionais de Enfermagem.

Método:

estudo transversal de abordagem quantitativa, junto a 251 profissionais de Enfermagem atuantes em Uberlândia-Brasil, realizado entre julho e setembro de 2020, com os instrumentos: Mini International Neuropsychiatric Interview Plus e Safety Attitudes Questionnaire-Short Form. Análise com métodos estatísticos inferenciais e de regressão múltipla.

Resultados:

atitudes negativas aumentada em 2% junto aos participantes com condições ou histórico de saúde para suicídio; cerca de 3% em portadores de alguma dor ou doença crônica entre aqueles que apresentaram risco para pensar em uma maneira de suicidar; cerca de 7% para participantes com comportamentos suicidas.

Conclusão:

saúde mental, histórico familiar e condições de trabalho estão interligados com atitudes laborais.

DESCRITORES:
Enfermagem; Saúde Mental; Segurança do Paciente; Suicídio; Saúde Ocupacional.

HIGHLIGHTS

1. Variáveis psicossociais impactam as atitudes no ambiente de trabalho.

2. Os transtornos familiares, estresse e histórico de doenças influenciam as atitudes laborais.

3. A colaboração e apoio são essenciais para bem-estar profissional.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br