Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO SOMBREAMENTO ARTIFICIAL E DA ADUBAÇÃO QUÍMICA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Adenanthera pavonina L. 1 1 Parte da dissertação apresentada, à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para obtenção do título de Mestre em Ecologia e Recursos Naturais, pelo primeiro autor. Trabalho financiado pelo CNPq.

EFFECTS OF ARTIFICIAL SHADING AND CHEMICAL FERTILIZATION ON Adenanthera pavonina L. GROWTH

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do sombreamento artificial e da adubação química na produção de mudas de Adenanthera pavonina L. O crescimento dessa espécie foi avaliado em mudas cultivadas em casa de vegetação sob 30 e 60% de sombreamento artificial, em solo de cerrado com e sem adição de NPK (4-14-8) com avaliações mensais a partir de 30 até 180 dias após a emergência (D.A.E.). A análise dos parâmetros biométricos e fisiológicos revelou que até 120 D.A.E. as condições edáficas e de luminosidade, sob as quais foram cultivadas as plantas de Adenanthera pavonina L., não interferiram significativamente no crescimento dessa espécie. Porém, partindo de 150 D.A.E., as melhores condições de cultivo foram o uso de solo de cerrado com adição de NPK e manutenção sob alta intensidade luminosa.

Palavras-chave:
produção de mudas; análise de crescimento; luminosidade; adubação

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br