Acessibilidade / Reportar erro

A condição climática de origem das árvores afeta a incidência de fungos e a qualidade de sementes de Pityrocarpa moniliformis?

Does trees origins climate condition affect fungi incidence and seeds quality of Pityrocarpa moniliformis?

RESUMO

A presença de fungos potencialmente prejudiciais durante a maturação e dispersão das sementes tem relação com fatores bióticos e abióticos. Esses microrganismos podem causar perda da qualidade fisiológica de sementes em condições climáticas desfavoráveis. Nesta pesquisa, levantou-se a hipótese de que a qualidade sanitária das sementes produzidas é afetada pela árvore e condição climática de origem. Assim, objetivou-se avaliar a incidência de fungos e a qualidade de sementes de Pityrocarpa moniliformis provenientes de diferentes árvores e duas condições climáticas (Aw: tropical chuvoso; e BSh: semiárido quente). Coletaram-se sementes de 28 árvores, avaliando-se separadamente a qualidade fisiológica e sanitária das sementes produzidas em cada árvore. Diferentes árvores originaram sementes com diferenças na qualidade fisiológica e incidência de fungos. A condição climática de origem das árvores afetou a quantidade e a espécie fúngica presente nas sementes produzidas, com incidência predominante dos gêneros Alternaria spp., Aspergillus spp., Botrytis spp., Fusarium spp., Penicillium spp. e Rhyzopus sp, sendo a incidência de Alternaria spp. correlacionada com sementes de baixa qualidade fisiológica. Portanto, conclui-se que árvores de Pityrocarpa moniliformis sob clima tropical chuvoso produzem sementes de qualidade fisiológica e sanitária superior em relação àquelas localizadas em clima semiárido quente.

Palavras-chave
Patologia de sementes; Qualidade fisiológica; Sementes florestais

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br