Acessibilidade / Reportar erro

ATIVIDADE ENZIMÁTICA EM PLÂNTULAS DE Eucalyptus grandis PROVENIENTES DE SEMENTES ENVELHECIDAS ARTIFICIALMENTE E NATURALMENTE 1 1 Trabalho realizado durante estágio de Iniciação Científica na Cia. Suzano de Papel e Celulose - Centro de Pesquisas Florestais.

ENZYME ACTIVITIES FROM ACCELERATED AGING AND STORAGED SEEDS OF Eucalyptus grandis

RESUMO

O presente estudo empregou o procedimento de envelhecimento artificial, submetendo sementes por 96 horas à 42° C e 100% de UR para compará-las com sementes estocadas por 5, 10 e 15 anos e utilizou eletroforese de isoenzimas e atividade de peroxidase por método colorimétrico. Houve um decréscimo significante na germinação das sementes envelhecidas artificialmente, quando comparadas com as sementes estocadas. A atividade da peroxidase foi baixa, porém houve uma curva ascendente que acompanhou a idade das sementes. Observou-se um aumento nas atividades da malato desidrogenase e α-esterase 2 e 3 e uma diminuição acentuada para α-esterase 1 e baixa para a fosfatase ácida. Os resultados acompanharam o aumento do tempo de estocagem das sementes e do estresse que ocorre por causa das condições de temperatura e umidade empregadas no processo de envelhecimento artificial.

Palavras-chave:
envelhecimento; sementes; Eucalyptus grandis; atividade enzimática

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br