Natureza |
Exploratória |
Busca o esclarecimento de uma questão, problema ou fenômeno (Saunders et al., 2019Saunders, M. N. K., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students (8th ed.). Pearson.) |
Descritiva |
Objetiva a obtenção de características de um fenômeno (Saunders et al., 2019Saunders, M. N. K., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students (8th ed.). Pearson.) |
Explicativa |
Estabelece relações causais entre variáveis (Saunders et al., 2019Saunders, M. N. K., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students (8th ed.). Pearson.) |
Abordagem |
Qualitativa |
Relaciona o uso de técnicas interpretativas que objetivam a apreensão do significado dos fenômenos do mundo social (Van Maanen, 1979Van Maanen, J. (1979). Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface. Administrative Science Quarterly, 24(4), 520-526. https://doi.org/10.2307/2392358 https://doi.org/10.2307/2392358...
) |
Quantitativa |
Refere-se ao uso de técnicas para mensuração dos fenômenos (Cooper & Schindler, 2016Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2016). Métodos de pesquisa em administração (12th ed.). AMGH.). |
Mista |
Combina abordagens qualitativa e quantitativa (Creswell, 2010Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.) |
Delineamento |
Correlacional |
Aborda tamanho e direção da relação entre duas variáveis, sem considerar causalidade (Shadish et al., 2002Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin Company.). |
(quase) Experimental |
Investiga a relação causal entre variáveis (Shadish et al., 2002Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin Company.). |
Sem delineamento |
Não aborda tamanho nem direção da relação entre variáveis, nem causalidade (Shadish et al., 2002Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin Company.). |
Dados |
Primários |
Dados coletados como uma etapa da pesquisa (Bickman & Rog, 2009Bickman, L., & Rog, D. (2009). Applied research design. In L. Bickman & D. Rog (eds.), The Sage handbook of applied social research methods (pp. 3-43). Sage.) |
Secundários |
Dados previamente coletados por outrem (Bickman & Rog, 2009Bickman, L., & Rog, D. (2009). Applied research design. In L. Bickman & D. Rog (eds.), The Sage handbook of applied social research methods (pp. 3-43). Sage.) |
Ambos |
Combina dados primários e secundários |
Método |
Survey |
Coleta de informações de maneira sistemática de unidades de uma população, com procedimentos bem definidos (Franklin & Walker, 2003Franklin, S., & Walker, C. (2003). Survey methods and practices. Statistics Canada.). |
Estudo de caso |
Investigação em profundidade de um fenômeno contemporâneo em seu contexto (Yin, 2015Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5th ed.). Bookman.). |
Experimento |
Exame sistemático das consequências de variação de um agente causal potencial (Shadish et al., 2002Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin Company.). |
Etnografia |
Estudo em imersão de comunidades ou sociedades em que o pesquisador assume papéis ou funções dos pesquisados (Angrosino, 2009Angrosino, M. (2009). Etnografia e observação participante. Artmed.). |
Documental |
Exame de documentos com base em procedimentos sistemáticos (Bowen, 2009Bowen, G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27-40. https://doi.org/10.3316/QRJ0902027 https://doi.org/10.3316/QRJ0902027...
) |
Pesquisa-ação |
Pesquisa orientada à descrição e intervenção em situações que visam à solução de problemas ou à transformação (Thiollent, 2011Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação (18th ed.). Cortez.). |
Competência |
Organizacionais |
Compreende os pontos fortes ou as capacidades da empresa relacionados a tecnologia, seres humanos, elementos organizacionais e culturais (Drejer, 2001Drejer, A. (2001). How can we define and understand competencies and their development? Technovation, 21(3), 135-146. https://doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00031-6 https://doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00...
) |
Coletivas |
Envolve os comportamentos oriundos das relações entre os indivíduos ou atores sociais e suas relações na organização (Le Boterf, 2003Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Artmed.) |
Profissionais |
Está relacionada com conhecimentos e habilidades específicos necessários para desempenhar determinada função ou atividade (Fleury & Fleury, 2004Fleury, M. T. L., & Fleury, A. C. C. (2004). Alinhando Estratégia e Competências. RAE-Revista de Administração de Empresas, 44(1), 44-57. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902004000100012 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902004...
) |
Gerenciais |
Envolve conhecimentos, habilidades e comportamentos exigidos aos gestores para atuarem com eficácia e orientar, proteger e tratar seus funcionários com justiça (Salman et al., 2020Salman, M., Ganie, S. A., & Saleem, I. (2020). The concept of competence: a thematic review and discussion. European Journal of Training and Development, 44(6/7), 717-742. https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2019-017 https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2019-017...
) |
Gestão por competências |
Conjunto de ações gerenciais realizadas por uma ou mais organizações para identificar, construir e desenvolver competências (Loufrani-Fedida & Missonier, 2015) |