Acessibilidade / Reportar erro

DECIFRANDO A ESFINGE DA BUROCRACIA SUBNACIONAL NO FEDERALISMO BRASILEIRO: O QUE SE ESCONDE POR TRÁS DESSA REALIDADE?

Deciphering the sphinx of subnational bureaucracy in Brazilian federalism: What is hiding behind this reality?

Descifrando la esfinge de la burocracia subnacional en el federalismo brasileño: ¿Qué se esconde detrás de esta realidad?

RESUMO

Este artigo aborda o tema das burocracias subnacionais e a forma como gradualmente ao estudos na literatura nacional vêm ampliado a análise da sua estrutura e funcionamento em estados e municípios. Após uma geração de estudos sobre o poder local mais voltada para analisar democracia e participação, mais recentemente a compreensão das burocracias subnacionais vem assumindo relevância nos marcos da descentralização de atribuições para estados e municípios, o que demanda mais capacidade burocrática. O trabalho também mapeia o debate sobre as burocracias subnacionais na literatura internacional e nacional. Descreve-se a realidade do funcionalismo público estadual e municipal no contexto do federalismo descentralizado comparado com o governo central para evidenciar sua expansão e os efeitos causados na administração pública dessas esferas de governo. Por fim, são sugeridos temas emergentes nesta incipiente agenda de pesquisa para estudos quantitativos e estudos de caso.

Palavras-chave:
burocracias subnacionais; política pública; administração pública; governo local; federalismo brasileiro

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo Cep: 01313-902, +55 (11) 3799-7898 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosgpc-redacao@fgv.br