RESUMO
As empresas sociais, com seus modelos organizacionais híbridos, oferecem novas possibilidades para a colaboração entre setores, combinando características dos setores empresarial e filantrópico, no entanto há uma escassez de pesquisas sobre parcerias envolvendo empresas sociais. Este estudo examinou os benefícios e desafios das parcerias intersetoriais entre empresas sociais e organizações do setor público no Brasil. Entrevistas em profundidade com seis gerentes de três parcerias revelaram que tanto as empresas sociais quanto os gerentes do setor público perceberam a visibilidade como um benefício-chave das parcerias, porém ambos os grupos identificaram restrições orçamentárias, diferenças na lógica e no ritmo de trabalho, falta de continuidade do projeto e processos complexos de aprovação como desafios significativos. Esses resultados sugerem que muitos dos benefícios e desafios anteriormente identificados em parcerias entre organizações do setor tradicional também se aplicam às parcerias envolvendo empresas sociais. O estudo contribui para nossa compreensão do potencial das parcerias intersetoriais envolvendo empresas sociais e destaca a necessidade de mais pesquisas nessa área.
Palavras-chave:
Parcerias; intersetorial; parcerias públicoprivadas; empresas sociais; setor público