Resumo:
Diversos pesquisadores apontam para a importância do conteúdo de Geociências na construção do currículo da escola básica. Apesar disso, ao longo das últimas décadas este conteúdo foi diminuído do currículo escolar, estando atualmente presente principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografia, no Ensino Fundamental. Pesquisas nesta área concentram esforços em compreender as Geociências, sobretudo, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Esta pesquisa, entretanto, buscou compreender a presença dos conteúdos de Geociências dentro das unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental I, utilizando para isso manuais didáticos de Ciências adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático para a rede municipal de ensino de Natal. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. Foi constatado que os conteúdos de Geociências estão significativamente presentes neste ciclo do ensino, distribuídos em todos os manuais analisados e em todas as unidades temáticas propostas pela BNCC.
Palavras-chave: Educação básica; Conteúdos do livro didático; Ensino de geociências; Base nacional comum curricular