Acessibilidade / Reportar erro

Explorando a Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Exploring Astronomy in the early years of Elementary School: A study of publications in the Brazilian journal Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Resumo:

Esse estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), da UFSC. Foram analisados trabalhos publicados antes, durante e após a aprovação da BNCC e do Ano Internacional da Astronomia, em 2009. A metodologia usada foi a revisão bibliográfica sistemática. Identificou-se consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia, a necessidade de formação contínua de professores e a reavaliação da formação. Observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, enquanto a implementação da BNCC relaciona-se a um aumento mais modesto. Constatou-se pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, apontando para um cenário multifacetado e abrangente, em um campo de pesquisa rico a ser explorado.

Palavras-chave:
Ensino de astronomia; Educação básica; Ensino fundamental; Formação docente

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br