Acessibilidade / Reportar erro

Estudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemia

Resumo:

A mudança para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia trouxe consigo desafios tecnológicos para professores, e gerou um campo frutífero para pesquisas que discutam a remodelagem das práticas de ensino, além de investigações sobre os modos de como o ensino vem sendo ofertado. Este artigo descreve as percepções de um grupo de alunos sobre as práticas de seus professores na pandemia, enfatizando as habilidades e as competências em relação ao Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC). Para tanto, 324 estudantes avaliaram como os seus professores dominavam a tríade relacional do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico em suas aulas. Foi utilizada uma investigação quantitativa por meio da pesquisa Survey e a interpretação dos dados ocorreu pelo método estatístico de cunho dedutivo. Os resultados apontam para a necessidade orientadora das práticas docentes e aperfeiçoamento pedagógico para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas quando integradas aos objetivos pedagógicos e aos conteúdos científicos da ciência química.

Palavras-chave:
Ensino de química; Educação a distância; Conhecimentos tecnológicos; Prática docente

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br