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A identidade formativa do professor de Matemática de escolas rurais

The formative identity of Mathematics Teachers in rural schools

Resumo:

O estudo objetiva estabelecer uma compreensão holística sobre identidade formativa de professores que ensinarão matemática em contextos de educação rural, discutindo aspectos da constituição dessa identidade no âmbito das Licenciaturas em Educação do Campo, reconhecidas por formar educadores para os espaços rurais brasileiros. Como método, pautamo-nos nos procedimentos da Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, tendo como corpus de análise documentos e outros materiais produzidos sobre o tema que direcionam a graduação desses professores. Os resultados categorizam a constituição dessa identidade a partir de quatro fatores específicos: fator formativo (ou institucional), contextual, matemático e sociopolítico, sendo este último aquele com maior proeminência e impacto identitário. Trata-se, portanto, de uma identidade não apenas pedagógica e restrita ao ambiente escolar, mas fortemente integrada às questões políticas e sociais relativas ao campo, onde se buscam as interligações com o saber matemático acadêmico.

Palavras-chave:
Formação inicial do professor; Ensino de matemática; Escola rural; Educação no campo; Educação rural

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