Resumo:
Este trabalho objetivou caracterizar um recorte da dissertação de uma das autoras sobre as contribuições do curso de formação de professores de Ciências e Biologia, para a construção da Identidade Docente dos licenciandos, com ênfase nas oportunidades de iniciação à docência, ainda durante a formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em artigos sobre o PIBID que envolvem alunos do curso de ciências biológicas ou em conjunto com licenciandos de outros cursos. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento da Identidade Docente dos licenciandos. Entretanto, foram constatados limites e contradições, entre eles, a qualidade do acompanhamento e aperfeiçoamento de algumas práticas desenvolvidas durante o Programa, a necessidade de expansão da oportunidade aos demais licenciandos, além dos questionamentos sobre a necessidade de agregar na configuração curricular dos cursos de licenciatura as oportunidades desenvolvidas durante o PIBID.
Palavras-chave: Ensino de biologia; Formação de professores; Identidade docente; Revisão bibliográfica