Resumo
Filmes documentários são frequentemente recomendados como recursos didáticos para aulas de Ciências e Biologia. Contudo, pouco é examinado sobre como essa linguagem audiovisual pode ser explorada na prática educativa dessas disciplinas. Tomando como objetos de análise os documentários Nascido do fogo, da série Galápagos, produzida pela BBC, e Explosão da vida, da coleção Origens da vida produzida pela National Geographic, neste trabalho buscou-se identificar e analisar as concepções de ciência e natureza neles presentes e avaliar potencialidades e limites de seu emprego no ensino de Biologia. A partir da análise do conteúdo verbal dos filmes, observou-se que ambos apresentam uma imagem idealizada da ciência e um senso fortemente estético sobre a natureza. Tais elementos podem fomentar discussões acerca da natureza da ciência (NdC) e de conteúdos relacionados às áreas de Evolução, Ecologia e Zoologia, dentro de uma abordagem crítica e interdisciplinar.
Palavras-chave:
Ensino de biologia; Ensino de ciências; Material didático; Filme documentário; Natureza da ciência