Sequência de ensino 1 (Situação de Aprendizagem 1 - Explicando o comportamento de materiais: modelos sobre a estrutura da matéria)
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Atividade 1.1 - O modelo de Rutherford-Bohr para explicar o comportamento da matéria
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Conteúdos |
Natureza elétrica da matéria - condutibilidade elétrica dos materiais, isolantes e condutores. |
Tarefas |
Realização do experimento: Condutibilidade elétrica - um critério para classificar os materiais |
Sugestões didáticas |
Levantamento dos conhecimentos prévios; leitura de textos; experimentação para coleta de dados; organização dos dados em tabelas; proposição de questões para análise dos resultados; elaboração de conclusões; discussão geral. |
Competências e habilidades |
Classificação e estabelecimento de critérios; controle de variáveis; elaboração de modelo explicativo. |
Atividade 1.2 - Do átomo de Dalton ao átomo de Rutherford-Bohr
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Conteúdos |
Modelos explicativos; Ideias sobre o átomo: Thomson, Rutherford e Bohr; Radioatividade natural. |
Tarefas |
Retomada das ideias desenvolvidas na atividade anterior (experimento e questões) para evidenciar a necessidade de se construírem outras ideias sobre a constituição da matéria (modelos atômicos) |
Sugestões didáticas |
Identificação dos conhecimentos prévios; leitura de textos; questões propostas; discussão geral; introdução da História da Ciência no processo de elaboração do conhecimento; elaboração de texto síntese. |
Competências e habilidades |
Compreender as limitações das ideias de Dalton e a necessidade de modificá-las; compreender os experimentos de Rutherford e a interpretação dos fatos observados que levaram ao modelo de átomo nuclear; aplicar as ideias de Rutherford para explicar fenômenos químicos. |
Atividade 1.3 - A tabela periódica revisitada
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Conteúdos |
Tabela periódica - número atômico, um novo critério na organização dos elementos; Propriedades e estrutura dos átomos. |
Tarefas |
Estudo da estrutura e organização da tabela periódica. |
Sugestões didáticas |
Levantamento dos conhecimentos prévios; leitura de textos; discussão geral; questões propostas; trabalho em grupo. |
Competências e habilidades Sequência de ensino 2 (Situação de Aprendizagem) |
Classificar os elementos químicos em diferentes grupos; reconhecer a tabela periódica como uma forma de sistematização do conhecimento químico; prever propriedades dos elementos e seus compostos em função da posição que ocupam na tabela. |
Sequência de ensino 2 (Situação de Aprendizagem 2 - Explicando o comportamento de materiais: as ligações entre átomos, íons e moléculas)
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Atividade 2.1 - As ideias sobre a estrutura da matéria para explicar a existência das substâncias: as ligações químicas
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(Conteúdos e Temas) |
Forças de atração e de repulsão elétrica; ligação química. |
Tarefas |
Estudo da formação das ligações — forças de atração e repulsão elétricas. |
Sugestões didáticas Competências e habilidades |
Aulas expositivas dialogadas; trabalho em grupo. Interpretar a ligação química em termos de atrações e repulsões entre elétrons e núcleos, relacionando-as às propriedades das substâncias de maneira a ampliar o entendimento do mundo físico; reconhecer a ideia de ligação química como um modelo explicativo. |