1. O que você pretende que os estudantes aprendam sobre esta ideia? |
Que modelos são auxiliares de nosso raciocínio, permitindo previsões e racionalizações de fenômenos, mas que são constantemente modificados |
Que, por um desbalanço no número de tais partículas, se pode compreender a formação de íons e, portanto, da ligação iônica |
Que há uma relação entre a estrutura microscópica e as propriedades das substâncias, da matéria |
2. Por que é importante para os estudantes aprenderem esta ideia? |
Para uma visão correta do que é o pensamento científico e a própria ciência |
Para que possam compreender fenômenos como: a dissociação, a solubilização, a condutibilidade elétrica, os fenômenos eletroquímicos etc. |
Para que compreendam que é possível racionalizar e prever a reatividade química |
3. O que mais você sabe sobre esta ideia? |
Que há distorções sobre a compreensão do que é um modelo. Por outro lado, o modelo mais recente (quântico) tem sido pouco questionado, com raras contribuições novas |
Que continuamos a descobrir novas partículas elementares |
Que a síntese de novos elementos químicos se baseia no modelo periódico |
4. Quais são as dificuldades e limitações ligadas ao ensino desta ideia? |
É uma ideia bastante abstrata |
A ideia de cargas elétricas não é intuitiva e pouco explorada em experimentos |
Com o aumento do número atômico e, em especial, para o caso dos elementos de transição, há dificuldades crescentes |
5. Que conhecimento sobre o pensamento dos estudantes tem influência no seu ensino sobre esta ideia? |
Frequentemente, os alunos trazem a ideia de que a ciência atingiu a “verdade”. É preciso modificar essa concepção |
O modelo orbitalar é aceito pelo aluno, muitas vezes sem questionamento sobre forças de atração e repulsão entre as partículas elementares |
O aluno traz o conceito de periodicidade embora nem sempre o relacione com a estrutura atômica |
6. Que outros fatores influem no ensino dessa ideia? |
O interesse pela evolução histórica da Ciência |
A relação com fenômenos estudados na Física (ex: eletrostática, eletricidade etc.) |
A necessidade de compreender e racionalizar fenômenos observados nas aulas práticas |
7. Que procedimentos/ estratégias você emprega para que os alunos se comprometam com essa ideia? |
Uso da imaginação, refazendo o caminho de raciocínio trilhado pelos pesquisadores responsáveis pelas descobertas fundamentais e pela proposição dos vários modelos |
Idem. |
Idem, acrescido da análise e observação das propriedades macroscópicas das várias substâncias |
8. Que maneiras específicas você utiliza para avaliar a compreensão ou a confusão dos alunos sobre esta ideia? |
Exercícios e discussões específicas sobre o tema. Perguntar mas, sobretudo, ouvir o que o aluno pensa a respeito |
Idem. |
Idem. |