Acessibilidade / Reportar erro

Ambientalização das instituições de ensino superior no campo da pesquisa em Educação Ambiental

The greening of higher education institutions in Environmental Education research

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a constituição da temática da Ambientalização nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir dos caminhos construídos e trilhados pelos pesquisadores em Educação Ambiental (EA) em teses e dissertações entre 1981 e 2018. A partir do desenvolvimento de uma pesquisa do tipo 'estado da arte', foi feita a análise de 40 teses e dissertações em EA defendidas no País no período de 1981 e 2018. A partir das análises realizadas, observou-se que as diferentes iniciativas desenvolvidas nas últimas décadas, como a realização de eventos científicos, desenvolvimento de projetos institucionais e articulação de pesquisadores em redes universitárias, têm fomentado e promovido um movimento de convergência dos pesquisadores da EA em torno dessa temática. O interesse desses agentes no campo da EA tem se dado no sentido de discutir, desenvolver ou orientar pesquisas relativas à temática da Ambientalização nas IES.

Palavras-chave
Educação ambiental; Estado da arte; Teses e dissertações; Produção científica; Ensino superior

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br