Resumos
O presente artigo busca apresentar uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem, recaindo no ensino da Física, mais especificamente de eletrodinâmica clássica para o nível médio. Estruturamos uma proposta de ensino, baseada em preceitos construtivistas de forma a garantir que a avaliação ficasse integrada ao processo de ensino, formando assim um todo indissolúvel. Também fornecemos considerações sobre os consensos internacionais que aparecem nas publicações da área de ensino de Ciências e suas repercussões sobre a forma de um plano para a ação.
Avaliação da aprendizagem; ensino de Física; planejamento do ensino
This paper presents a discussion on evaluation of learning in physics education, specifically in the teaching of classical electrodynamics for High School level. We suggest a teaching proposal based in a constructivistic model designed in order to guarantee that the evaluation and teaching processes be in a same integrated structure. We also provide some considerations based on evaluation and assessment international consensus drawn from the most important publications of science education research area.
Learning evaluation; Physics teaching; teaching planning
ARTIGOS
Buscando um sistema de avaliação contínua: ensino de eletrodinâmica no nível médio
Jomar Barros FilhoI; Dirceu da SilvaII
IPrograma de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil (e-mail: jomar@unicamp.br)
IIProfessor Assistente Doutor, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil (e-mail: dirceu@unicamp.br)
RESUMO
O presente artigo busca apresentar uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem, recaindo no ensino da Física, mais especificamente de eletrodinâmica clássica para o nível médio. Estruturamos uma proposta de ensino, baseada em preceitos construtivistas de forma a garantir que a avaliação ficasse integrada ao processo de ensino, formando assim um todo indissolúvel. Também fornecemos considerações sobre os consensos internacionais que aparecem nas publicações da área de ensino de Ciências e suas repercussões sobre a forma de um plano para a ação.
Palavras-chaves: Avaliação da aprendizagem, ensino de Física, planejamento do ensino.
ABSTRACT
This paper presents a discussion on evaluation of learning in physics education, specifically in the teaching of classical electrodynamics for High School level. We suggest a teaching proposal based in a constructivistic model designed in order to guarantee that the evaluation and teaching processes be in a same integrated structure. We also provide some considerations based on evaluation and assessment international consensus drawn from the most important publications of science education research area.
Keywords: Learning evaluation, Physics teaching, teaching planning.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido em 20 de setembro de 2000 e selecionado para publicação em 6 de março de 2002.
- AEDO, E. M. Una mirada a la evaluación en la educación: Nuevas exigencias para la evaluación del rendimiento escolar. Otro reto de la comunidad educativa para mejorar la calidad. Educación 1(20): 49-61. 1996.
- ALONSO, M., GIL-PEREZ, D., TORREGROSA, J. M. Los exámenes de física por transmisión y en la enseñanza por investigación. Enseñanza de las Ciencias 10(2): 127-138. 1992a.
- ALONSO, M., GIL-PÉREZ, D., TORREGROSA, J. M. Concepciones espontaneas de los profesores de ciencias sobre la evaluación: obsytaculos a superar y propuesta de replanteamiento. Enseñanza de las Ciencias 5(2): 18-38. 1992-b.
- ALONSO, M., GIL-PÉREZ, D., TORREGROSA, J. M. Actividades de evaluación coherentes con una propuesta de enseñanza de la fisica y quimica como investigación: Actividades de autorregulación e interregulación. Revista de Enseñanza de la Fisica 8(2): 5-20. 1995.
- BARROS FILHO, J., SILVA, D. Avaliação com Elemento de Continuidade do Ensino In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 6, 2001, Atas... Sociedade Brasileira de Física. 1998. 1 - 13 ρCD-ROM]
- BARROS FILHO, J. Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de Nível Médio 1999. Dissertação de mestrado. Campinas. Faculdade de Educação da Unicamp.
- BARROS FILHO, J., SILVA, D., ALMEIDA, N., SILVA, C. A. D., LACERDA NETO, J.C.N., D., SANCHEZ, C. G. Students Evaluation in the Engineering Courses In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA - COBEM, 15, Bauru, 1999-a. p. 112 [CD-ROM]
- BARROS FILHO, J., SILVA, D., PACHECO, D. Atividades do conhecimento físico para o ensino fundamental: exemplo com circuitos elétricos na 4a série In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE (Programa de Educação infantil e Ensino fundamental), 16, Laboratório de Psicologia Genética, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Resumos.. 1999-b. p. 136 - 137.
- BRASKAMP, L. A. So, what's the use? New Directions for Higher Education 67, 43-50. 1989.
- CARVALHO, A., TERRASÊCA, M. Em torno das práticas avaliativas do 2Âş ciclo. Avaliar a avaliação. Cadernos Pedagógicos (14): 43-55. 1995.
- COLL, C. Los componentes del curriculum: ?Qué evaluar? ?Cuándo evaluar? ?Cómo evaluar? In: Psicología y currículum: Una aproximación psicopedagógica a la elaboración del currículum escolar. 2. ed. Madrid: Ediciones Paidóis. 1992.
- FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia-FAEEBA Ano 6, nÂş 7, Jan./Jun. 1997.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Jan 2012 -
Data do Fascículo
2002
Histórico
-
Aceito
06 Mar 2002 -
Recebido
20 Set 2000